Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

LEED

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/12/2020 às 13:34 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é a LEED?

LEED vem do termo em Inglês Leadership in Energy and Environmental Design - que pode ser traduzido como Liderança em Energia e Design Ambiental. Trata-se de uma certificação internacional, criada em 1993, pela ONG United States Green Build Council (USGBC), porém suas atividades começaram de fato em 1998.

Ela tem o intuito de incentivar práticas sustentáveis no setor da construção. Inclusive, vários projetos ao redor do mundo possuem essa certificação ou estão em fase de aprovação para obtê-lo.

No Brasil, o responsável por emitir o selo, que é a certificação com maior reputação no país, é o GBC Brasil. Em 2012, ao completar 50 construções certificadas, nosso país alcançou a quarta posição mundial em número de certificados emitidos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China.

Sistema de pontuação do LEED

Para obter o certificado, a construção precisa atingir uma pontuação mínima que será maior na medida em que ela se enquadrar em alguns parâmetros. Esses critérios para obter o certificado estão divididos em diferentes etapas da construção, desde os materiais utilizados até a eficiência no uso da água.

Assim, a classificação do sistema de certificação LEED considera oito parâmetros técnicos e também sociais, acompanhe:

  1. Sustainable Suits: Espaço Sustentável

Avalia a relação da construção com o ecossistema local e a sua preservação. O projeto pontua se:

adotar práticas para reduzir a poluição ambiental e luminosa durante a obra;

  • estimular o paisagismo da região;
  • ampliar áreas abertas, como praças e terraços;
  • descontaminar as áreas prejudicadas pelo projeto;
  • utilizar o mínimo de espaço para estacionamento;
  • estimular o uso de transporte coletivo;
  • oferecer bicicletas.
  1. Location and Transportation: Localização e Transporte

Este critério avalia o local da construção, sendo que o projeto ganha mais créditos quando está próximo a locais públicos, parques e restaurantes. O objetivo é facilitar o acesso a regiões comunitárias e mais comuns às pessoas em geral e, dessa forma, reduzir o uso do automóvel.

  1. Water Efficiency: Uso Eficiente da Água

Considera o uso deste recurso durante a construção e como foi planejado o consumo dele após a finalização do projeto.

  1. Energy and Atmosphere: Energia e Atmosfera

Está relacionado às estratégias de otimização e ao uso de energia renovável. Por exemplo: instalação de vidraças para aproveitar melhor a luz solar e uso de painéis geradores de energia solar.

  1. Materials and Resources: Materiais e Recursos

Este tópico pontua o projeto considerando a redução de impactos causados pelos materiais usados na construção, desde a extração até o descarte. Por isso, é importante fazer uma gestão dos resíduos, descartá-los de forma correta e reutilizar o que for possível.

  1. Indoor Environmental Quality: Qualidade do Ambiente Construído

O projeto ganha pontos quando a equipe planeja a qualidade do ambiente interno, de modo que o ar seja de qualidade e também seja confortável termicamente, visualmente e acusticamente.

  1. Innovation: Inovação

Se o mercado apresenta demanda, novas tecnologias devem ser inseridas no ramo de construção civil. A equipe é melhor avaliada quando traz alguma novidade que contribua para a sustentabilidade da construção.

  1. Regional Priority Credits: Créditos de Prioridade Regional

As necessidades de preservação ambiental variam entre as regiões. Para ilustrar: em determinada cidade é fundamental a preservação de um rio, já em outra o controle da erosão é mais importante.

Como certificar uma construção com a LEED?

Primeiramente o cadastro do projeto é feito na plataforma LEED Online, por meio do preenchimento dos dados. Feito o registro, um revisor do GBC irá analisar os dados e ele pode pedir mais informações para a equipe do projeto.

Assim que o material for analisado, a GBC informará a pontuação obtida, que pode ser contestada pela equipe mediante um pagamento. 


Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados