Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Friedrich List

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/09/2021 às 14:13 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Quem foi Friedrich List?

Georg Friedrich List foi um importante economista alemão, que defendeu em sua obra e vida a ideia do protecionismo econômico — visão que iremos explicar ao longo do artigo.

Friedrich List nasceu no distrito de Reutlingen, situado no interior da Alemanha, no ano de 1779. Ao longo de sua vida, também se tornou um cidadão dos Estados Unidos, reunindo dupla cidadania. Veio a falecer no ano de 1846, em Kufstein.

No Brasil, há pouca menção ao trabalho deste economista seja nos livros de história, seja também na referência dos nossos economistas locais. Hoje, vamos abrir um pouco a sua biografia.

Qual foi a carreira de Friedrich List?

Em sua carreira, Georg Friedrich List destinou boa parte do tempo ao estudo da política econômica, abordando as relações entre as determinações dos países e os impactos para sua economia local.

Além do papel de economista, ele também exerceu funções específicas como professor universitário, jornalista, diplomata e ainda tentou a sua própria carreira política.

A grande obra de Friedrich List foi o livro e estudo The National System of Political Economy (Sistema Nacional de Economia Política, em tradução livre para o português).

O que Friedrich List defendia para a economia nacional?

Em seu posicionamento político e econômico, Friedrich List foi um defensor do protecionismo às empresas locais como forma de desenvolvimento da economia de um país.

Segundo a sua ideia, a inclusão de empresas estrangeiras no contexto local aumentava a competitividade para a indústria nacional, em especial em casos nos quais essas companhias possuíssem melhores recursos para incentivar produtividade e qualidade. Sendo assim, Friedrich List defendia que produtos importados deveriam ser tributados de maneira mais severa, de forma a estimular o consumo local por parte da população.

Apesar disso, o economista não era contra o livre mercado. Apenas acreditava que, até chegar a este patamar, as empresas precisariam de algum tipo de apoio ou incentivo para o seu desenvolvimento natural.

Friedrich List e o exílio nos Estados Unidos

Desde os primeiros movimentos da sua carreira, Friedrich List sempre demonstrou um grande envolvimento político. Foi por discussões nessa área que, em 1819, teve que renunciar ao cargo de professor na Universidade de Tübingen, onde entrara dois anos antes.

Os seus posicionamentos políticos, em especial diante da Reforma Administrativa e a revisão do funcionalismo público, acabaram gerando inimigos políticos dentro da Alemanha. Esse ambiente o levou à expulsão da Câmara em 1822. Posteriormente, acabou condenado à prisão, mas conseguiu um acordo para ser exilado nos Estados Unidos.

Em território americano, Friedrich List morou a maior parte do tempo em Reading, no estado da Pensilvânia, entre 1825 e 1832. Neste período, recebeu o título de cidadão dos Estados Unidos. Posteriormente, chegou à retornar para a Alemanha, entretanto, após acumular inúmeras dívidas, cometeu suicídio no dia 30 de novembro de 1846.

Onde podemos ver as ideias de Friedrich List?

Como vimos ao longo do artigo, Georg Friedrich List era defensor do protecionismo econômico. Isto é, dois países só poderiam se relacionar em caso de uma estrutura muito similar em termos de desenvolvimento. Do contrário, a relação não seria saudável para um dos lados.

A ideia de proteção à indústria local pode ser percebida em alguns ambientes. Um deles é na Ásia, onde países que compõem os Tigres Asiáticos (nome dado ao bloco econômico de países com maior desenvolvimento como Coréia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Singapura) utilizaram parte dessa metodologia.

Esse conceito protecionista também pode ser verificado de alguma forma em países desenvolvidos da Europa e até mesmo nos Estados Unidos. Por mais liberal que seja um regime econômico, sempre há uma forma de priorizar a indústria local sem impedir a globalização.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados