termos

Josef Ackermann: saiba quem é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/11/2022 às 01:18 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Josef Ackermann?

Nascido em 7 de fevereiro de 1948 na cidade de Walenstadt, na Suíça, Josef Ackermann é um banqueiro suíço conhecido internacionalmente por formular mudanças na administração bancária. Sua principal atuação foi desviar o foco da forma convencional de administração para um que priorizasse os investidores e a expansão internacional.

Ackermann é graduado em Economia e Estudos Sociais pela University of Saint Gallen (HSG), na Suíça, tendo iniciado sua carreira em 1977 na Credit Suisse, banco de investimentos sediado em Zurique. Ali, ele ocupou uma série de cargos atuando com serviços de câmbio, mercados de investimentos, serviços multinacionais e mercados monetários e de tesouro.

Atuou também em Londres (Inglaterra) e Nova York, nos Estados Unidos. Entre 1993 e 1996 acumulou algumas funções como Presidente do Conselho Executivo da Credit Suisse, tendo sido também um membro efetivo do Conselho de Administração do Deutsche Bank onde permaneceu até 2013.

Como Josef Ackermann ficou rico?

Filho de um médico local da pequena cidade de Mels, Ackermann passou a infância esquiando com os irmãos mais jovens e auxiliando o pai em suas atribuições. Porém, seus pais sempre o encorajaram, juntamente com seus irmãos, a estudarem línguas estrangeiras.

Na vida adulta, Josef Ackermann alegou combinar estratégias que aprendeu durante seu período no serviço militar com aquelas aprendidas na Universidade. Para ele, essa forma direta e proativa de lidar com as crises fez com que houvesse a combinação perfeita entre a abordagem pacífica proposta pela universidade e, pela abordagem mais direta vinda de seu treinamento militar.

Desta forma, ele sempre esteve em evidência nos cargos que ocupou na administração de bancos e instituições financeiras. A forma única de lidar com os problemas e crises financeiras fez com que Ackermann estivesse na lista de desejos de diversas instituições, assim, quando saiu da Credit Suisse em 1996, tinha pelo menos mais três companhias lhe oferecendo propostas altamente lucrativas.

Por fim, Ackermann se decidiu pelo Deutsche Bank e no mesmo ano se juntou ao conselho de diretores da empresa. Sua contribuição e forma de lidar com as transações comerciais fizeram com que em 1999, o banco tivesse um lucro de 60% apenas de operações feitas por Ackermann.

Quais são os negócios de Josef Ackermann?

As habilidades de administração de Ackermann foram essenciais para consolidar seu sucesso em atrair novos clientes com valores altos em investimentos. Assim, para que esses clientes pudessem ter um espaço com mais vantagens, o Deutsche Bank comprou a Rüd, Blass e Cie, um banco suíço de iniciativa privada com relações com o Zurich Financial Services.

Com a intenção de evitar uma crise financeira e perdas significativas de dinheiro, Ackermann trabalhou para modificar critérios de empréstimos do Deutsch Bank. Se antes esses critérios eram facilitados em consideração a relações longas, após as reformas de Ackermann o banco começou a fazer empréstimos baseado apenas em dados de lucro dessas empresas.

Enquanto empreendedor, Ackermann possui uma longa lista de interesses que não se limitam apenas ao seu país de origem. Além disso, cultiva em seu portfólio nomes de empresas como Bayer, Lufthansa, Siemens, Linde, entre outras, com as quais participou como membro do conselho. Assim, seu nome é requerido no mercado de expansão econômica.

Atualmente, o grande propósito de Josef Ackermann está em fazer com que o Deutsch Bank seja um dos maiores do mundo, além disso, o banqueiro visa seu lugar entre os três primeiros em consultoria de fusão. O intento de Ackermann é contribuir para que o status do banco esteja entre os dez primeiros em valor de mercado.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!