John Elkann: saiba quem é e sua importância
Quem é John Elkann?
John Elkann nasceu em Nova York em 1 de abril de 1976. Herdeiro escolhido pelo avô Gianni Agnelli, Elkann está à frente de uma das maiores montadoras automobilísticas da atualidade, a Fiat Chrysler Automobiles, além de acumular os cargos de presidente e CEO da Exor.
Cidadão do mundo, Elkann passou parte da infância no Brasil. Em seguida a família se mudou para Paris. Em 2000 se graduou em Engenharia de Gestão pela Politécnico de Torino, na Itália. Por conta de seu cosmopolitismo fala fluentemente quatro idiomas.
Entre 1996 e 2000 passou por estágios em empresas do ramo automobilístico, exercendo cargos diversos em países como a Polônia, França e Inglaterra. Em 1997, o avô o reconheceu oficialmente como seu herdeiro.
Com a morte de Gianni Agnelli em 2003, e do tio-avô Umberto Agnelli em 2004, se tornou vice-presidente da Fiat e da Giovanni Agnelli BV, empresa que detém mais de 50% da Exor.
John Elkann também é presidente da Ferrari; integrante do conselho da Partner Re; vice-presidente do grupo editorial GEDI. Atua como presidente na Fundação Agnelli, entidade filantrópica de apoio à educação.
Qual é a trajetória de John Elkann no mundo dos negócios?
A trajetória de John Elkann é indissociável da de sua família. Herdeiro de Gianni Agnelli, o principal acionista da Fiat, Elkann descende de uma longa lista de bilionários. Por sua idade e por parecer menos memorável que os outros líderes do clã, algumas dúvidas foram levantadas acerca de sua capacidade de estar à frente do nome.
Elkann teve sua prova de fogo quando Sergio Marchionne, o diretor executivo da FIAT, se afastou de suas atribuições devido a problemas de saúde. Então, o herdeiro teve que se assumir os negócios da família e se provar eficiente para a manutenção e crescimento do mesmo.
Desta forma, em 2010 o executivo tomou o lugar de Marchionne e se preparou para trabalhar na fusão entre FCA e Renault, que seu antecessor não tinha conseguido finalizar. No entanto, as dúvidas que rondavam a presidência de Elkann se mostraram infundadas, uma vez que desde os 28 anos, o mesmo passou a liderar os negócios da família ao ser colocado como herdeiro por seu avô.
A fusão FCA (Fiat Chrysler) com a Renault continua em negociação e, caso seja bem-sucedido, Elkann poderá se tornar o presidente de uma das três maiores montadoras do mundo.
Quais são os negócios de John Elkann e suas projeções futuras?
Como já foi dito, John Elkann se é um dos líderes dos conglomerados que controlam as operações da Fiat. Além disso, o empresário se mostra otimista em relação às mudanças para o futuro. Não se preocupa com o aparente desinteresse das novas gerações pelo setor automobilístico e pensa que as mudanças acontecem a cada momento.
Para ele, a tecnologia e as novas formas de se viver no mundo são essenciais para a manutenção de um mercado em crescimento. Assim, ele sugere a melhoria no etanol. Elkann também se mostra ligado ás mudanças e prevê uma maior adesão a carros elétricos, híbridos e com gás natural.
Ele também sugere que carros novos sejam mais acessíveis a esse público que começa a entrar no mercado. Além das vantagens óbvias, ele demonstra que carros velhos podem ser mais nocivos ao meio ambiente além de menos seguros. Ele aponta que as novas gerações devem se preocupar mais em conseguir carros que sejam mais adequados ao meio-ambiente.
Elkann não se mostra preocupado com as mudanças no mercado automobilístico e parece otimista em relação a manter a produção como ela tem sido desde a época da Segunda Guerra Mundial quando seu avô conseguiu prevenir a falência.