termos

Jim Cramer: saiba quem é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/11/2022 às 09:14 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Quem é Jim Cramer?

James Joseph Cramer nasceu em 10 de fevereiro de 1955, sendo mais conhecido como Jim Cramer. É o apresentador do programa Mad Money no canal CNBC e foi um investidor de fundos, além de ser cofundador da empresa TheStreet.com.

Jim Cramer nasceu em Wyndmoor na Pensilvânia. Graduou-se bacharel em Artes em Harvard College. Nesse período, foi o editor chefe do jornal universitario The Harvard Crimson. Trabalhou como repórter após o término da graduação. Entre seus trabalhos mais importantes desse período foi a cobertura dos assassinatos perpetrados pelo serial killer Ted Bundy.

Em 1984, Jim Cramer conseguiu o seu doutorado em Direito pela Harvard Law School. Enquanto cursava a escola de direito, Cramer também começou a investir no mercado de ações. Seu sistema de indicação de ações foi, no mínimo, inusitado, uma vez que ele deixava dicas de ações em sua secretária eletrônica.

Esse processo inusitado fez com que ele começasse a receber trabalhos de investimento de grandes nomes do mercado. Assim, em pouco tempo conseguiu trabalhar para dobrar o capital de pessoas como Martin Peretz, proprietário do The New Republic, revista de cunho político.

Quais são os negócios de Jim Cramer?

Um de seus primeiros trabalhos como corretor da bolsa foi para a Goldman Sachs. Lá ele trabalhou na venda e troca de ações. Nesse meio tempo conseguiu emprego para trabalhar como advogado, porém não teve interesse em praticar. Assim, teve sua licença suspensa em abril de 2009.

Após deixar o trabalho na Goldman Sachs, Cramer começou a trabalhar com fundos de investimento e iniciou a Cramer & Co. Entre seus colaboradores estavam seus ex-colegas de universidade Eliot Spitzer, Steve Brill e Martin Peretz. Em 2001, Cramer se afastou da empresa e a deixou para o antigo parceirod e negócios, Jeff Berkowitz.

Além do mundo dos investimentos Jim Cramer também foi editor da revista de economia SmartMoney. Na rede televisiva CNBC, Cramer foi um convidado recorrente em programas no final da década de 1990. Entre os anos de 2002 a 2005, Cramer apresentou o progarama Kudlow e Cramer junto com Larry Kudlow.

Em 2005 foi ao ar o programa Mad Money with Jim Cramer. A ideia central do programa era apresentar uma forma de investimento baseado em uma ideia muito clara aos norte-americanos: o faça você mesmo (DIY). Assim, a ideia era apresentar ferramentas que investidores iniciantes pudessem utilizar para entrar no mercado dos investimentos.

Como Jim Cramer ficou rico?

Cramer se utilizou de estratégias incomuns para iniciar sua carreira como investidor e corretor da bolsa. Utilizando-se das ferramentas que tinha a mão, como a sua secretária eletrônica. O serviço foi ficando famoso entre seus conhecidos e esse boca-a-boca fez com que Jim Cramer conseguisse seu primeiro contrato substancial.

Jim Cramer também possui um perfil dinâmico que acabou por torná-lo famoso entre investidores iniciantes. Com o seu programa na rede aberta de televisão, ele conseguiu um alcance maior. Além disso, a forma como ele propõe o tratamento do mercado de ações faz com que as pessoas comuns se aproximem mais dessa forma de investimento.

O Mad Money é um programa acessível que promove idéias caras ao público norte-americano e reassegura o direito de fazer a própria fortuna, um derivativo do self-made man. Além disso, Jim Cramer também possui um portfólio de ações diversificado e mira, sobretudo, na internet e em empresas online.

O mundo do mercado online é o mais promissor da atualidade, uma vez que tantas mudanças de concepções e formas de viver, quanto a pandemia de Covid-19 fez com que investimentos nessa área fossem ainda mais beneficiados. Nesse sentido, com sua empresa TheStreet.com Jim Cramer se colocou na vanguarda.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!