Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

James Tobin: saiba quem é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/11/2022 às 17:20 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Quem foi James Tobin?

James Tobin foi um economista nascido em 5 de março de 1918, laureado com o Prêmio Nobel de Economia em 1981. Profundamente influenciado pelos problemas econômicos de sua época, Tobin foi um grande questionador das supostas verdades absolutas da ortodoxia econômica.

Adepto do "liberalismo com uma face humana", Tobin defendeu a participação ativa do Estado na economia. Além disso, o economista também criticou ferrenhamente as vertentes monetaristas da economia e defendeu a ideia de que o papel mais atuante do Estado poderia evitar problemas de distribuição de renda, por exemplo.

Tobin também trabalhou na Casa Branca entre 1961 e 1962 como parte integrante do Conselho de Assessores Econômicos do presidente John F. Kennedy. Atuou de maneira incansável como professor na Universidade de Yale entre os anos de 1950 a 1988, tendo escrito 16 livros e mais de 400 artigos, neste período.

A importância de Tobin, além de ter sido lembrada pelo Nobel em 1981, também foi reconhecida por meio de diversos conceitos econômicos que levam seu nome. Como exemplos, q de Tobin, Tobin Tax, Tobit.

Quais foram as influências de James Tobin?

Dentre as influências de James Tobin estão os economistas Irving Fisher e John Maynard Keynes. A teoria de Fisher auxiliou Tobin a pensar as questões dos preços dos ativos e a influência desses na economia.

Por outro lado, a obra de Maynard Keynes foi essencial para o pensamento econômico como um todo, afinal, ele ajudou a criar o conceito de macroeconomia e muitos dos trabalhos que vieram posteriormente são largamente inspirados pelo dele. Portanto, Keynes é uma das pedras angulares do pensamento econômico.

James Tobin se inspira em Keynes na medida em que pensa sobre as formas que se dão preferência pela liquidez e a demanda por moeda, além da indução ao investimento. Desta forma, Tobin foi o responsável por reformular algumas das teorias de Keynes, de forma a melhorá-las e aplicá-las mais eficientemente na economia.

A James Tobin deve-se uma aplicabilidade melhor e mais fluida das teorias de John Maynard Keynes. O também laureado pelo Nobel de Economia Paul Krugman se referiu a James Tobin como aquele que transformou a doutrina de Keynes em algo mais sofisticado.

Quais foram as contribuições de James Tobin para a economia?

Uma das maiores contribuições de James Tobin foi propor um tributo que ficou conhecido como a Taxa Tobin. Esse tributo seria um valor a ser lançado sobre as movimentações financeiras internacionais que tivessem um caráter especulativo.

Assim, a taxa desencorajaria essas transações. A crise econômica de 2011 que afetou os países em nível internacional fez com que as discussões a respeito da imposição dessa taxa voltassem a tramitar nos governos. Presidentes como Nicolas Sarkozy, da França, foi um dos que se colocaram a favor da Taxa Tobin.

Em todo caso, existe uma longa discussão a esse respeito e vários economistas são a favor, bem como vários outros, contra. James Tobin, além de propor essa taxa é também favorável ao livre mercado, ou seja, para ele a abertura dos comércios internacionais faria com que a especulação diminuísse e, conseqüentemente, os perigos de novas crises como a imobiliária que aconteceu nos Estados Unidos em 2008 fossem minimizados.

Na década de 1960, James Tobin também ganhou projeção internacional ao se colocar contra a corrente de pensamento do monetarismo. Nesta corrente de pensamento, a moeda poderia ser controlada pelo governo e utilizada na resolução de problemas de ordem econômica.

Para Tobin, no entanto, essa forma de resolver problemas de economia seria apenas mais uma forma de delegar poder aos poderosos e dinheiro aos muito ricos, aumentando assim a desigualdade social.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados