Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

James M. Buchanan Junior: saiba quem é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/11/2022 às 13:13 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Quem é James M. Buchanan Jr.?

James M. Buchanan Jr. nasceu em 1919, e foi um economista laureado com o Nobel em 1983. Em 1948 conseguiu o título de doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Durante essa época foi profundamente influenciado por seu mentor Frank Knight, que o ajudou a compreender que o mercado tinha um papel fundamental para a filosofia libertária, da qual ele era partidário.

Além da influência de Frank Knight, o economista também entrou em contato com o trabalho de Knut Wicksell e seus escritos e trabalhos desenvolvidos junto à escola italiana de finanças públicas. Assim, seu pensamento começou a se formar e a se desenvolver tendo esses dois nomes como influências principais.

James M. Buchanan Jr. lecionou na University of Virginia e no Virginia Polytechnic Institute (VPI), entre os anos de 1956 e 1969, tendo passado a ministrar aulas também na George Mason Institute no ano de 1983.

Por que James M. Buchanan é importante?

Uma das maiores contribuições de James M. Buchanan Jr. para a Economia foi a formulação da Teoria da Escolha Pública. Em parceria com Gordon Tullock, Buchanan conseguiu comprovar que o governo poderia ser tão falho quanto o mercado em face de problemas de ordem econômica.

James M. Buchanan Jr. caminhou na contramão dos cientistas de seu tempo ao alertar contra a mão pesada do Estado, bem como a intervenção ativa do mesmo na economia poderia representar mais malefícios do que benefícios. Assim, o economista desviou a lupa para os agentes individuais dessa instituição abstrata, questionando seus interesses.

O economista foi um dos primeiros a apontar que o governo, ainda que sendo uma instituição abstrata, é construído por indivíduos que, por sua vez, são passíveis de falhas e de agir visando o interesse próprio. Sendo assim, o que se questionava era a ideia de que o governo teria sempre os interesses do povo como prioridade.

O economista critica também a premissa de que atores políticos pensariam mais nos interesses públicos do que atores da esfera privada. James M. Buchanan Jr. colocou em cheque a crença popular de que, frente a uma escolha entre usar o poder para fins públicos ou privados, os agentes políticos seriam capazes de escolher a primeira opção.

No entanto, pensar neles como indivíduos com interesses próprios e agindo em benefício de suas próprias intencionalidades, invalida essa certeza. Dessa forma, em um momento histórico em que o poder do Estado se tornava cada vez mais evidente, o economista apontava esses pontos para pensar se a ideia poderia se sustentar enquanto teoria.

Quais as contribuições de James M. Buchanan Jr. para a Economia?

James M. Buchanan Jr. se utiliza de um exemplo didático para demonstrar os problemas possíveis de se assumir que o Estado é superior e melhor opção a qualquer iniciativa privada. Para isso ele se utiliza do "Concurso de canto do Imperador", um conto antigo provido de moral.

Nesse conto, um imperador propõe um concurso de canto para determinar e premiar o melhor cantor. Desta forma, ao ouvir o primeiro canto, o Imperador ficou horrorizado com o quão ruim este era, assim, ele decidiu premiar o segundo cantor sem nem mesmo ouvi-lo, uma vez que ele deduziu que nada poderia ser pior que a primeira opção.

No entanto, a lógica sugere que é sim possível que o segundo cantor fosse ainda pior que o primeiro. Esse conto didatiza a ideia de que mesmo que a iniciativa privada e as falhas do mercado sejam ruins e causem dissabores, nada garante que entregar o poder ao Estado faça mais bem do que mal. Não há como deduzir os resultados a priori, uma vez que se ignora as variáveis.

Desta forma, a Teoria de Escolha Pública propõe a utilização do raciocínio lógico, assim como a análise prévia de todas as possibilidades e variáveis para que as decisões sejam tomadas com bases em resultados computáveis.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados