termos

Índice MIB: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/12/2022 às 08:02 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O que é o índice MIB?

O índice MIB é o índice de referência do mercado de ações da Borsa Italiana, como é chamada a bolsa de valores da Itália. Ele consiste em listar as 40 classes de ações mais negociadas nessa bolsa.

Desde a sua criação em 2004 até 2009 o índice MIB foi administrado pela Standard & Poor’s. Depois, passou a ser responsabilidade do FTSE Group, que é de propriedade da controladora da Borsa Italiana, a London Stock Exchange Group.

Qual é a história do índice MIB?

Até o mês de setembro de 2004, o principal índice do mercado financeiro da Itália era o MIB-30. Na ocasião, ele foi substituído pelo seu sucessor, o índice MIB. Desde então, ele passou a ser considerado como o principal indicador da bolsa italiana, o que foi extremamente importante e representativo para a economia daquele país na época.

Desde que o índice MIB passou a ser o mais importante da Itália, passou por momentos de altos e baixos. Durante o período da sua fundação até os dias atuais, houve crises internas no país e a crise mundial de 2008.

Irregularidades políticas — assim como a política como um todo — foram grandes razões dos momentos de baixa da bolsa italiana durante a última década. Mais recentemente, por ser um dos países mais afetados pela pandemia do Coronavírus, a bolsa voltou a passar por grandes momentos de quedas drásticas e turbulências.

Como o índice MIB funciona?

A carteira que expressa o índice MIB é composta, evidentemente, pelas maiores empresas da Itália. Para a sua composição, as 40 empresas mais capitalizadas e líquidas da bolsa de valores italiana são levadas em consideração.

Assim como acontece no IBOV, a seleção da carteira do MIB não é qualitativa, mas sim quantitativa. Ou seja, isso significa que quanto maior for a empresa, maior será o seu peso dentro da carteira teórica do índice.

Grandes empresas que atingiram níveis mundiais estão listadas na bolsa italiana. Entre as principais delas que fazem parte da composição do índice MIB, é possível citar:

  • Fiat Chrysler;
  • Ferrari;
  • Enel;
  • Campari;
  • Moncler;
  • Prysmian;
  • Pirelli;
  • Telecom Italia;
  • Terna.

Como o índice MIB é calculado?

Todos os índices de ações são, na verdade, a síntese do valor da cesta de ações que representam. Isso significa que os movimentos do índice são uma boa aproximação da variação ao longo do tempo do valor dos títulos que estejam incluídos na carteira.

Existem métodos distintos de cálculos de um índice, como o MIB. Os mais comuns são:

  • índices igualmente ponderados: que se caracterizam pela igualdade dos fatores de ponderação para todos os títulos que o compõe;
  • índices ponderados pelo preço: em que o peso associado a cada título varia em função do seu preço — ou seja, se um preço subir mais que os outros, o peso no índice aumenta automaticamente;
  • índices ponderados pelo valor: basicamente resolvem os problemas dos anteriores, já que o peso de cada ação é proporcional à sua capitalização de mercado e os índices são ajustados após operações societárias como pagamento de dividendos extraordinários, grupamentos e cisões.

É possível investir no índice MIB?

O MIB é um índice de mercado financeiro e, por esse motivo, não é um ativo que pode ser comercializado — seja comprado ou vendido — na bolsa de valores. Ou seja, em resumo não é possível aplicar os seus recursos diretamente no índice MIB.

No entanto, em qualquer mercado financeiro do mundo existem os ativos que são chamados EFTs. Eles são fundos de investimento que buscam replicar o resultado dos índices. Isso significa que ao ter acesso à bolsa de valores italiana é possível investir em pelo menos dois EFTs que tenham as rentabilidades atreladas ao índice MIB.

Vale ressaltar que para investidores brasileiros que têm conta apenas em alguma corretora nacional, ainda não é possível encontrar um EFT brasileiro que replique os resultados do MIB. Então, para ter o rendimento atrelado a esse índice é indispensável investir diretamente na bolsa de valores italiana.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!