Índice do Setor Industrial (INDX)
O que é o Índice do Setor Industrial (INDX)?
O Índice do Setor Industrial (INDX), como próprio nome sugere, é um índice capaz de mensurar o nível de negociação e relevância das cotações de ativos do setor industrial.
Ou seja, esse índice é capaz de apontar ao investidor quais são as empresas com valor de ações mais altas e mais baixas do mercado, referente ao setor em questão.
O Índice do Setor Industrial (INDX) é fruto de um convênio realizado entre as empresas FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - e B3 - Bolsa, Bolsa Balcão (ou Bolsa de Valores, como é popularmente conhecida).
Uma companhia fornece informação a outra, a respeito do desempenho das industrias brasileiras. Dessa forma, é possível obter um índice com análises mais assertivas, completamente baseadas nos resultados apresentados pelas próprias oficinas regulamentadas.
As industrias compõem um segmento muito importante e valioso para a economia brasileira, pois são responsáveis pela produção de materiais básicos utilizados no consumo, na tecnologia, na saúde e no próprio comércio.
Quais são as principais empresas que compõem o Índice do Setor Industrial (INDX)?
Existem uma série de companhias que compõem a carteira de ativos do setor industrial, tais como Alpargatas, Minerva, Duratex, Embraer, Gerdau, Camil, Helbor, Marfrig e muitas outras.
Entretanto, as que mantém pelo menos 50% dessa composição são as empresas AMBEV, JBS, WEG e SUZANO.
A AMBEV é uma das maiores produtoras de bebida em escala global. Foi criada em 1999, a partir da união entre a Companhia Antarctica e a Cervejaria Brahma.
Além disso, também faz parte do grupo Anheuser-Busch Inbev, mais conhecido como AB Inbev. Juntos, são responsáveis pela produção de milhares de produtos das mais variadas marcas, como Budweiser, Stella Artois, Skol, Michelob Ultra, Sedrin, Sibirskaya Korona, entre outras.
A JBS, por sua vez, é uma empresa de origem brasileira que conseguiu alcançar cerca de 15 outros países, atuando no mercado multinacional. Ela é considerada uma das líderes entres as produtoras de alimentos.
Seus produtos são diversificados. Os consumidores podem contar com produtos congelados ou prontos para consumos, representados pelas marcas Friboi, Swift, Seara, Doriana, Massa Leve, Primo, e muitas outras.
A WEG é uma das maiores produtoras de componentes eletroeletrônicos do setor industrial, principalmente voltados a área mecânica - desde motores elétricos, até tintas e vernizes eletro-isolantes.
Por fim, a companhia SUZANO atua no produção de papel e seus derivados. Foi considerada a primeira empresa a fabricar seus produtos utilizando 100% de fibra de eucalipto, e hoje é tida como a maior produtora mundial de celulose.
Além do Índice do Setor Industrial (INDX), existem outros?
Sim! Além do Índice do Setor Industrial (INDX), existem diversos outros classificados, também, como setoriais:
- Índice BM&FBOVESPA Financeiro (IFNC B3);
- Índice de BDRs Não Patrocinados-GLOBAL (BDRX B3);
- Índice de Commodities Brasil (ICB B3);
- Índice de Consumo (ICON B3);
- Índice de Energia Elétrica (IEE B3);
- Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX B3);
- Índice de Futuro de IBOVESPA B3;
- Índice de Materiais Básicos BM&FBOVESPA (IMAT B3);
- Índice DI B3;
- Índice Dividendos BM&FBOVESPA (IDIV B3);
- Índice Geral do Mercado Imobiliário - Comercial (IGMI-C B3);
- Índice Imobiliário (IMOB B3);
- Índice MidLarge Cap (MLCX B3);
- Índice Small Cap (SMLL B3);
- Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA (UTIL B3);
- Índice Valor BM&FBOVESPA (IVBX 2 B3).
Nós temos artigos específicos sobre alguns deles, vale a pena dar uma olhada!
Como é possível ter acesso ao Índice do Setor Industrial (INDX)?
Tanto o Índice do Setor Industrial (INDX), quanto os demais índices mencionados acima, ficam disponíveis na plataforma da B3.
Vale esclarecer que a Bolsa de Valores utiliza um Manual de Definições e Procedimentos para validar regras e se basear nos procedimentos de análises.