Horário de negociação da bolsa (B3)
O que é o horário de negociação da Bolsa de Valores?
Embora seja amplamente democrática, a Bolsa de Valores tem horários para abrir e fechar as negociações entre os investidores. A isso, dá-se o nome de horário de negociação da Bolsa de Valores.
Cada ativo financeiro apresenta regras diferentes para essa finalidade e é preciso conhecê-las para agir corretamente. No Brasil, o horário de negociação da Bolsa de Valores é definido pela B3, empresa responsável pelo gerenciamento da atividade no nosso país.
Quem é a B3?
A B3 é, conforme mencionamos, a empresa responsável pelas ações de compra e venda dentro da Bolsa de Valores no Brasil. No mundo, está entre as cinco maiores bolsas financeiras. Ela surgiu da união entre a BM&FBovespa com a Cetip, no ano de 2017.
Entre outras funções, por ser a gerenciadora da atividade financeira no Brasil, é a própria B3 que organiza o horário de negociação da Bolsa de Valores em território nacional.
Qual é o horário de negociação da Bolsa de Valores?
Ao contrário do que se imagina por leigos ou iniciantes, não é a qualquer momento que um investidor pode negociar suas ações no mercado financeiro. Cada produto tem seu horário de negociação da Bolsa de Valores e isso é determinado pela própria B3.
Neste tópico, vamos explicar o funcionamento desses horários para o mercado de ações que, afinal, é o produto financeiro ligado diretamente à Bolsa de Valores. Para outros tipos de ativos, você pode consultar diretamente o site da B3, local em que a empresa disponibiliza uma página com as tabelas de horários.
Dentro do mercado de ações, o horário de negociação da Bolsa de Valores é dividido em cinco etapas. São elas:
- Cancelamento de ofertas
- Pré-abertura do mercado
- Negociação
- Call de fechamento
- After Market
Vamos entender cada uma delas a partir de agora.
Cancelamento de ofertas
Como o próprio nome já indica, o período de cancelamento de ofertas é destinado para anular qualquer oferta de compra e venda que tenham ficado pendentes de um dia para o outro. Esse processo é simples e ocorre para todos os produtos em quinze minutos, entre 9h30 e 9h45.
Pré-abertura do mercado
Na sequência, chega o momento da pré-abertura de mercado que também apresenta duração de quinze minutos e começa imediatamente após o cancelamento de ofertas. Ou seja, o período é entre 9h45 e 10h00.
Nesse momento, o sistema da B3 irá apenas registrar ordens de compra e venda por parte dos investidores. No entanto, nenhuma delas será realizada de fato até a abertura do mercado financeiro.
Essa é uma etapa importante do dia, pois definirá o preço de abertura da ação de acordo com as ofertas recebidas, ainda que a negociação não seja concretizada durante a pré-abertura.
Negociação
Finalmente, a partir das 10h00, o mercado financeiro é aberto aos investidores. Agora sim, as partes envolvidas podem fazer suas negociações de compra e venda, alterando assim o preço das ações de acordo com as ofertas diárias.
Esse é o horário de negociação da Bolsa de Valores e dura até 16h55, quando a maioria dos mercados fecha. O único mercado que foge à regra é o mercado a termo cujo encerramento acontece apenas às 17h25 e não participa dos outros processos.
Call de fechamento
Após o encerramento do período de negociação, vem o Call de Fechamento que pode encerrar 17h00 ou 17h15, dependendo do mercado escolhido.
After Market
Por fim, ainda há o After Market, um período que permite aos investidores que não tiveram tempo de usar o horário normal a negociar ativos com algumas restrições. Além disso, apenas dois mercados são habilitados: à vista e fracionário.
Esse período dura 35 minutos e divide-se em duas etapas. Primeiro, o cancelamento de ofertas entre 17h25 e 17h30. Depois, o período de negociação em si que dura outros 30 minutos, encerrando oficialmente as atividades às 18h00.