Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

High Grade

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/09/2019 às 17:18 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é High Grade?

High Grade poderia ser traduzido para "alto grau" ou, de maneira mais prática e objetiva, uma alta classificação dentro do mercado financeiro, especialmente relacionado a títulos, países e fundos de investimentos.

Quando falamos sobre esse grau, a questão é basicamente a confiança que esses investimentos possuem no que diz respeito ao seu risco de inadimplência. Quanto melhor a classificação, menor esse risco.

Para que isso fique mais claro, vamos a uma breve explicação sobre o rating de crédito.

O que é o rating de crédito?

O rating de crédito é uma forma de classificar instituições, países e investimentos sobre o seu risco de crédito. Ou seja, trata-se de uma avaliação sobre a confiabilidade de que o investidor receberá o que for acordado ao alocar seu dinheiro.

Para isso, algumas instituições especializadas em risco de crédito se utilizam de critérios para classificar o emissor de um título em relação à confiança de honrar os compromissos assumidos junto aos seus investidores.

Assim que há uma definição desse ranking, as instituições recebem uma nota em função disso. As avaliações começam em AAA (melhor) e podem ir até D na escala. Essa é uma forma de facilitar uma tomada de decisão por parte de quem deseja investir versus o risco de inadimplência que o emissor do título oferece.

Qual é a avaliação de um emissor de título High Grade?

 

Por High Grade, a referência está sempre nas instituições com maior confiabilidade e credibilidade no mercado. Elas geralmente são classificadas com notas "AAA", "AA+", "AA" ou "AA-".

Esses são os emissores com maior confiabilidade do mercado, indicando que os compromissos assumidos serão honrados no que se refere à valores e prazos.

Claro que a classificação por si só não garante risco zero, pois ele sempre existe. No entanto, a chance de algo relacionado a crédito ser uma dor de cabeça ao investidor é consideravelmente menor.

Qual a importância da classificação High Grade?

A classificação High Grade é importante para os investidores, especialmente aqueles mais conservadores e que ficam com medo de tomar um calote da empresa emissora do título.

Para os emissores, também é sempre interessante ter uma classificação alta, acima de AA. Isso transmite credibilidade e confiança ao mercado e faz com que esses títulos não precisem de rentabilidade tão alta, já que o risco de crédito é um dos fatores que afetam a taxa oferecida.

Quais são os tipos de emissores que podem ser classificados como High Grade?

Como você viu até aqui, High Grade é o nome dado aos emissores de títulos confiáveis. Eles podem aparecer em diferentes cenários, especialmente para títulos, países e nomenclatura de fundos.

Títulos

O uso mais comum do rating das empresas que avaliam crédito é para títulos de dívida. Assim, servem muito bem como ferramentas de análise para os investidores pensando em uma tomada de decisão.

Um rating baixo não significa necessariamente que o investimento não possa ser feito, mas sim que existe um risco adicional. E esse risco precisa ser compensado com uma taxa de rentabilidade melhor para que valha a pena.

Países

Além de títulos, os países também podem ser classificados em relação ao seu risco de crédito. O formato de classificação é o mesmo dos títulos, variando entre AAA e D.

Nomenclatura de fundos

Por fim, alguns fundos de investimentos incluem a nomenclatura High Grade no seu próprio nome. São fundos que investem apenas em títulos que recebem avaliações nos mesmos moldes dos critérios anteriores, ou seja, AA ou AAA.

São fundos confiáveis e com boa capacidade de honrar compromissos, utilizando o nome com o termo High Grade para destacar essa confiança aos seus investidores.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados