termos

Headcount

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/09/2019 às 08:20 - Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Headcount?

Headcount é um indicador muito utilizado por empresas dos mais diversos segmentos. Ele traz a quantidade de pessoas que trabalham para essa determinada organização.

Em uma tradução literal para o português, temos algo como "contagem de cabeças" ou, de maneira mais prática, podemos adaptar para "contagem de pessoas". A ideia é ter o controle do número de funcionários, independente do horário de trabalho, do nível hierárquico ou da função exercida dentro do negócio.

Trata-se, portanto, de um indicador bem importante dentro de qualquer empresa e é utilizado especialmente pela área responsável pelos recursos humanos da organização, a popular área de RH.

Como é feito o cálculo do Headcount?

A maneira de realizar a contagem do Headcount de uma organização é tão simples quanto parece. Para encontrar o valor, basta somar todos os funcionários e colaboradores que trabalham para a empresa.

Aqui, vale o reforço que se contam todos os empregados. Não importa se é o coordenador de uma área vital para os processos ou o estagiário administrativo. Se trabalha no negócio, deve ser contado.

Assim, por meio deste indicador, os gestores conseguem visualizar uma série de outras informações como o gasto médio por colaborador, além de acompanhar o próprio Headcount ao longo do tempo e ficar de olho nas variações.

Qual é a importância do Headcount?

Além da análise do indicador, a qual acabamos de mencionar, o Headcount traz uma visão completa da equipe de uma empresa, permitindo análise e tomada de decisão em relação a outros aspectos essenciais.

Um deles é o orçamento de pessoal do negócio. Dentro dele, uma das principais despesas de qualquer área de Recursos Humanos é a folha de pagamento. Uma empresa depende de um time motivado para executar suas funções e, claro, isso tem custo.

A gestão financeira jamais pode se desligar desses valores, pois estão entre os pagamentos mais importantes. E, claro, para não perder controle da situação é fundamental ter um bom orçamento. E o Headcount ajuda demais na hora de dimensionar esse tipo de custo.

Ainda sobre orçamento, a empresa não pode ignorar detalhes como reajustes e a sua própria estratégia. A ideia é aumentar o quadro de funcionários? Ou é momento de reduzir custos e dispensar alguns? Independente do objetivo, o Headcount não pode ser esquecido na hora de realizar cálculos.

Por fim, vale mencionar as projeções para o futuro. É por meio desse indicador que os recrutadores da empresa conseguem equilibrar disponibilidade financeira e a demanda de cada área, especialmente no que se refere à contratação de novos membros — e também dimensionar a verba para treinamentos que desenvolvam e capacitem o time.

O Headcount como ferramenta de gestão e suas limitações

O indicador de Headcount é, portanto, uma importante ferramenta de gestão de pessoas. No entanto, ela jamais pode ser utilizada de maneira isolada, pois representa apenas a contagem de colaboradores de um negócio.

Ao agrupá-las com outras ferramentas e indicadores, algumas informações mais complexas podem ser obtidas. Podemos citar, por exemplo, o salário médio de um departamento, a projeção de custos com folha de pagamento ou a capacidade financeira para novas contratações.

Tudo isso, porém, exige que outras análises sejam feitas em conjunto, especialmente levando em conta o planejamento, os objetivos e as metas da organização. Ou seja, ainda que se trate de um indicador importante, o Headcount não deve ser olhado de maneira isolada.

Ademais, como uma ferramenta de gestão de pessoas, ela não pode ser usada como definitiva para decisões relacionadas às finanças. Olhar apenas para a folha de pagamento é um erro, afinal esse indicador não traz outras questões como desempenho e produtividade dentro do processo empresarial.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!