Halving

Última modificação em 17 de Agosto de 2021 às 02:45

O que é Halving?

O Halving é um fenômeno relevante no mercado de criptomoedas, mais especificamente de Bitcoin. Trata-se de um evento no qual a produção do ativo é cortada pela metade.

Isso mesmo que você acabou de ler: há uma programação para que, a cada quatro anos, a produção de Bitcoins seja reduzida em 50%, de modo que a sua presença ou crescimento no mercado não será exponencial. Pode parecer loucura pensando em um produto sem centralização, mas é exatamente o que acontece na prática.

A origem do termo Halving está no seu conceito em inglês, uma vez que a palavra representa "cortar pela metade". É justamente o que acontece com essa criptomoeda, segundo programação definida pelo criador do ativo.

Como funciona o Halving?

A ideia do Halving é, essencialmente, apresentar um limite de produção do ativo pelos blocos mineradores. Isso ocorre toda vez que 210 mil blocos forem minerados — lembrando que o processo utilizado para criação de Bitcoins é chamado de blockchain, que por sua vez é uma tecnologia para transmissão de informação na internet.

Desde a criação do Bitcoin, a criptomoeda já passou por um corte na sua produção por três oportunidades. Foram elas:

  • Em 2012, ocorreu o primeiro Halving. Após começar com 50 Bitcoins por bloco, a produção foi reduzida para 25;
  • Em 2016, esse fenômeno ocorreu pela segunda vez. Na oportunidade, a redução foi de 25 para 12,50;
  • Já em 2020, a mais recente edição do processo, seguiu-se com o corte produtivo, reduzindo-o para 6,25 Bitcoins por bloco.

Por que existe o processo de Halving?

O Halving pode não fazer sentido para a maioria das pessoas, mas tem sua razão de existir quando olhamos para o mercado das criptomoedas — em especial pensando na inflação.

Na economia tradicional, cada moeda é controlada pelo seu respectivo governo. Ou seja, o real é gerenciado pelo governo brasileiro, o dólar americano é gerenciado pelo governo estadunidense e assim sucessivamente. Entre outras características, destaca-se nesse modelo a possibilidade de emitir o câmbio de modo infinito, algo que afeta diretamente a sua precificação.

A ideia do Halving, portanto, é justamente combater o efeito inflacionário sobre os Bitcoins. Como a mineração do ativo não é infinita, há maior controle sobre esse aspecto na medida em que a criptomoeda é finita.

Em outras palavras, quanto maior o volume de Bitcoins no mercado, menor será a sua mineração no longo prazo. Desta forma, conseguimos equilibrar a relação de oferta e demanda, combatendo efeitos inflacionários.

Quais são as características do Halving?

Além do benefício de evitar a inflação para os Bitcoins, o Halving ainda é fundamental no desenho das propriedades dessa criptomoedas — e um dos fatores de destaque é a sua precificação.

É justamente a escassez do ativo que faz com que ele apresente preços elevados (por vezes até mesmo exagerados). E o Halving, historicamente, influencia a cotação de mercado dos Bitcoins.

Nas duas primeiras ocorrências, por exemplo, houve uma forte valorização da criptomoeda. O motivo está diretamente relacionado com esse processo: como haverá menos Bitcoins no mercado, é natural que os investidores passem a valorizar o ativo.

Vale a pena investir em Bitcoins no Halving?

Essa correlação entre a valorização dos Bitcoins e o Halving pode fazer parecer que é sempre uma boa ideia comprar a criptomoeda no momento de limitação da sua produção. No entanto, vale sempre lembrar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Ademais, o mercado de criptomoedas tem se destacado por oferecer uma alta volatilidade aos seus participantes. Dessa forma, o investidor precisa estar ciente dos riscos antes de tentar aproveitar uma oportunidade de Halving para comprar Bitcoins.

Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo