termos

Govtech: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/08/2022 às 02:32 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é GovTech?

GovTech é uma startup que tem como o principal objetivo gerar inovação para a gestão pública. Além disso, também pode auxiliar na economia dos recursos públicos por meio de soluções que envolvam tecnologia. Seu nome, aliás, é a junção das palavras governo + tecnologia.

Uma definição mais precisa — e detalhada — sobre o que é uma GovTech seria a união de soluções tecnológicas e inovadoras que são utilizadas na esfera governamental com o intuito de prestar melhores serviços à população por meio de atividades internas melhores executadas. Em alguns casos, também são firmadas parcerias que englobam os setores público e privado para, assim, gerarem juntos mais qualidade nas prestações de serviço de natureza positiva.

Por que as GovTechs surgiram?

De uma maneira bem simples, uma GovTech é o resultado da aplicação de tecnologia para sanar as necessidades em diversos níveis do setor público. Esse tipo de empresa pode fornecer como seus principais serviços aqueles que utilizam o conhecimento de servidores públicos engajados para ajudar a população, os que contam com ferramentas digitais e, é claro, os que oferecem análises de Big Data para soluções futuras.

Os clientes de uma GovTech são, basicamente, os governos. Todos os seus departamentos podem, então, se beneficiar dos serviços dessas startups para conseguir o engajamento da população, divulgação de informações, implementação de políticas públicas, canais alternativos de contato e muitas outras soluções.

Como qualquer outra startup, aliás, uma GovTech pode atuar em diversas frentes. Isso, na verdade, só é possível se ela se mantiver dentro do seu nicho e seguir o mesmo tipo de modelo enxuto para acelerar o seu crescimento. A maior vantagem, nesses casos, é que elas são pioneiras quando o assunto é tecnologia.

Quais são as principais vantagens de uma GovTech?

Uma das principais vantagens que uma GovTech pode oferecer é, na verdade, todas as transformações que a tecnologia desenvolvida — e empregada — no setor privado pode levar ao governo são muitas. Hoje, esse tipo de startup representa não só a oportunidade de agilizar a administração interna dos órgãos, mas também a possibilidade da redução do máximo de burocracias e dos prazos praticados atualmente.

Como consequência, elas também oferecem maior eficiência, além de mais transparência no que diz respeito ao emprego dos recursos públicos disponíveis. Então, o que acontece, de fato, é que o Poder Público não somente apoia, mas também contrata serviços e produtos criados por essas empresas por meio de medidas abertas de inovação e escalona ainda mais todas essas soluções.

Com isso, é possível atingir um número bem maior de pessoas. Uma GovTech, então, desempenha bem esse papel e funciona como uma alternativa para que o Estado consiga entregar mais qualidade de vida à toda a população e consiga apresentar uma administração com uma performance bastante melhorada.

Quais são os diferenciais de uma GovTech?

O primeiro grande diferencial de uma GovTech é a possibilidade que ela oferece para que a população enxergue com bons olhos qualquer possibilidade de interagir com o Governo em uma experiência que seja positiva. Além disso, consegue estabelecer uma comunicação menos ruidosa entre ambas as partes e faz com que as pessoas participem mais ativamente da vida pública por meio de qualquer canal de forma mais simples.

Mesmo que o cenário ainda seja visto com complexidade em um primeiro momento, as GovTechs podem impactar positivamente — e de maneira direta — a vida de milhões de cidadãos. Isso pode acontecer por meio da digitalização dos processos, o que gera economia de dinheiro público, e até mesmo com a promoção da transparência para ampliar ainda mais a confiança por parte da população nos órgãos governamentais.

Embora a concepção de o que é uma GovTech ainda esteja ganhando mais popularidade aos poucos no Brasil, as perspectivas dessa parceria são muito positivas. Isso porque é cada vez mais essencial que exista um melhor direcionamento dos recursos públicos e uma gestão do Estado mais automatizada e moderna.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!