Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Excedente Financeiro

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/05/2021 às 13:34 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Excedente Financeiro?

Chamamos de excedente financeiro a remuneração obtida pelos gestores de fundos de investimento em previdência privada.

Para que você compreenda o assunto, é preciso ter conhecimento sobre os dois últimos termos citados: fundo de investimentos e previdência privada. Sendo assim, vamos partir de uma breve introdução sobre ambos.

Os fundos de investimentos representam uma modalidade muito ativa no mercado financeiro. Funcionam como um espaço responsável por integrar o capital de vários investidores, que por sua vez passam a ser chamados de cotistas.

A integração do capital aplicado pelos cotistas é chamado de patrimônio líquido do fundo. Esse dinheiro é administrado por um gestor, que tem a responsabilidade de comprar os títulos e as ações mais rentáveis do mercado.

Perceba que se trata de um trabalho terceirizado. O investidor não compra ações ou títulos por conta própria; ele investe em um fundo e deixa que o gestor dele procure as melhores opções disponíveis no mercado.

Quanto maior for a rentabilidade dessas opções, maior será a rentabilidade do fundo e, consequentemente, os ganhos de seus cotistas. Vale esclarecer que algumas taxas administrativas são cobradas pelo serviço do gestor e demais profissionais a frente do fundo.

Agora, vamos falar sobre o segundo aspecto pertinente ao excedente financeiro citado lá no começo: previdência privada. Você já deve ter ouvido falar sobre as famosas reformas das leis que garantem aposentadoria para a população, certo?

Normalmente, as empresas que contratam colaboradores sobre regime CLT, descontam mensalmente algumas porcentagens referentes a INSS, FGTS e demais atribuições. Em outras palavras, a empresa fica responsável por poupar parte do salário de seus funcionário, a fim de eles possam resgatar o valor em casos de desligamento ou aposentadoria.

A previdência privada se trata de um tipo de investimento realizado de maneira autônoma. Portanto, é possível que uma pessoa invista na própria aposentadoria mesmo sem estar vinculada a um tipo de contrato CLT.

Sendo assim, um fundo de investimento em previdência privada é aquele onde os cotistas investem e os gestores alocam tais recursos em opções referentes a aposentadoria dessas pessoas.

Até aqui, ficou alguma dúvida? Vamos para o próximo tópico, onde finalmente explicaremos onde o excedente financeiro se encaixa nessa conversa toda!

Como o Excedente Financeiro funciona?

Nós dissemos que o excedente financeiro é a remuneração obtida pelo gestor de um fundo de investimentos em previdência privada, certo? Vamos exemplificar algumas porcentagens de lucros para que você compreenda.

Imagine que o gestor utilizou o patrimônio líquido do fundo para comprar títulos do governo federal, aos quais garantiriam no mínimo 6% de rentabilidade para cada cotista participante. Porém, a rentabilidade foi muito maior do que o esperado; acabou se excedendo em 20%.

Como o gestor está a frente do fundo, é ele quem faz toda intermediação e repasse financeiro. Portanto, ele é o primeiro a ter ciência sobre esse excedente financeiro, mas isso não o isenta da responsabilidade em dividir a informação com os cotistas.

Além de dividir a informação, a rentabilidade de 20% a mais do que o esperado deve ser repartida entre todos os participantes do fundo. Então, um título que renderia 6% a cada cotista, poderá representar ganhos de 10% a 12%, por exemplo.

Claro que todas essas porcentagens são hipotéticas, colocada apenas para sua compreensão. Os verdadeiros valores vão depender muito do patrimônio líquido do fundo, dos tipos de investimentos feitos pelo gestor e suas respectivas rentabilidades. Cada caso é um caso.

Vale esclarecer que algumas práticas pertinentes a fundos de investimento, bem como possíveis excedentes financeiros, são descritas e aprovadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados