Última modificação em 22 de fevereiro de 2021

O que é ETTJ PRE?

ETTJ PRE é a sigla para Estrutura Temporal da Taxa de Juros Prefixada. Portanto, é uma forma de representar graficamente a evolução de taxas de juros pagas sobre investimentos em títulos de renda fixa prefixadas no Brasil.

Quando falamos de ETTJ no geral, estamos falando de uma representação gráfica que nos oferece acesso a qual a taxa de juros se espera de investimentos em renda fixa de acordo com a sua maturidade.

Já no caso da ETTJ PRE, estamos nos referindo a uma curva gráfica que trata não da expectativa de taxa de juros no geral, mas da taxa de juros especificamente de títulos de renda fixa prefixados.

Quando uma pessoa faz um investimento em um título prefixado, o que ela faz é abrir mão de seu capital por um tempo X e espera receber o capital investido mais o juros correspondente ao tempo que seu dinheiro ficou aplicado.

O valor do juros, no caso desse tipo de título, já é conhecido previamente pelo investidor no momento da aplicação. Portanto, ele sabe quanto irá receber no futuro.

Hoje, a curva da Estrutura Temporal é formada a partir de um cálculo que considera as taxas de títulos prefixados, de contratos futuros de DI e de Swap DI Pré.

Como interpretar uma curva ETTJ PRE?

No gráfico de uma curva ETTJ PRE temos no eixo horizontal a representação do tempo, que indica períodos de vencimento, e no eixo vertical valores de taxa que podem ser anuais ou mensais.

Assim, o resultado que obtemos de um gráfico é qual a taxa de juros esperada para um título prefixado em um determinado período de aplicação.

Na maioria dos gráficos da ETTJ, o que observamos é uma curva que cresce, embora o crescimento não seja uma linha reta.

Isso porque é de se esperar que em uma economia que esteja funcionando de forma saudável, quanto mais tempo o dinheiro do investidor fica aplicado, maior será o retorno sobre ele.

Esse comportamento da curva ETTJ PRE, considerado normal, representa a confiança dos investidores no futuro melhor da economia. Portanto, uma curva ascendente é um sinal positivo.

No entanto, nem sempre o gráfico vai demonstrar para o investidor o que se espera. Ou seja, nem sempre vamos ver uma curva que indica que quanto mais tempo, maior a taxa de juros e maior o retorno sobre o investimento.

Há casos nos quais a expectativa do mercado é de que os juros sejam mais altos para aplicações de curto prazo e mais baixos para aplicações de longo prazo, resultando em uma curva invertida.

Isso acontece porque há a percepção, por parte do mercado, de que os problemas pelos quais a economia passa no momento serão solucionados apenas no longo prazo.

Sem poder confiar em uma estabilidade econômica a longo prazo, eles esperam taxas de juros menores no futuro e isso se reflete no gráfico da ETTJ PRE como uma curva invertida.

Qual é a importância da ETTJ PRE?

A curva da ETTJ PRE é fundamental para o investidor da renda fixa porque demonstra o que ele pode esperar de seus investimentos ao longo do tempo.

Analisando a ETTJ, é possível fazer previsões de retorno sobre o investimento em títulos prefixados. Outra coisa importante é também saber como estão as expectativas em relação à economia e como elas influenciam as taxas de juros.

Vale lembrar, também, que os gráficos são dinâmicos, ou seja, que ele variam de acordo com a expectativa do mercado. Assim, é fundamental que o investidor não apenas saiba o que é e como funciona a curva ETTJ PRE, mas que também acompanhe sua variação.

Termo do dia

Tesouro Selic

O que é Tesouro Selic? Entre as aplicações disponíveis no Tesouro Direto, o Tesouro Selic é uma das opções indicadas para quem está começando a investir…