Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Energia Limpa: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/09/2022 às 19:45 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é energia limpa?

A energia limpa é um conceito para produção de energia elétrica que se utiliza de meios e recursos que sejam renováveis e, além disso, não ofereçam poluentes ao meio ambiente.

Esse é um conceito que ganhou força a partir do momento em que o mundo passou a perceber o impacto da geração de energia tradicional, que afeta diretamente os recursos naturais do planeta.

Sendo assim, o uso da energia limpa vem ganhando espaço nas discussões globais como uma forma energética mais saudável e equilibrada, especialmente quando olhamos para um horizonte de longo prazo.

Quais são os tipos de energia limpa?

Mas, afinal, quais são as formas de produção de energia que permitem que as atividades sejam executadas sem a produção de resíduos poluentes? Atualmente, três modelos são mais conhecidos:

  • Energia eólica;
  • Energia hidráulica;
  • Energia solar.

Vamos entender um pouco mais sobre cada um desses tipos de energia limpa.

Energia eólica

A energia eólica é um bom exemplo de produção energética de forma limpa. Aqui, a geração energética ocorre com base no vento, fazendo com que os aerogeradores (os aparelhos que vão realizar o processo) sejam acionados.

Esse modelo depende diretamente dos ventos na região da sua instalação e praticamente não gera poluentes ao meio ambiente, o que é ótimo. No entanto, o local deve ser escolhido com cautela, pois há um impacto visual e pode gerar danos para animais voadores.

Energia hidráulica

Outra fonte de energia limpa é a energia hidráulica que, conforme o próprio nome indica, refere-se à produção de energia com origem aquática — em especial barragens de rios.

No entanto, esse tipo de produção de energia, embora esteja agrupado como limpo na medida em que não produz resíduos poluentes, acaba trazendo um alto impacto ao meio ambiente durante a sua instalação. Há casos até de destruição de fauna e flora local.

Energia solar

Assim como a energia eólica, a energia solar se caracteriza por não prejudicar o meio ambiente, ao contrário do que acontece com a energia originada em combustíveis fósseis.

Neste modelo, a luz do Sol é recebida por uma espécie de painel que a converte em energia. O ponto negativo desse processo é o custo, ainda alto quando comparado com outros métodos de produção. Por outro lado, é menos afetado pela sazonalidade, visto que no Brasil, um país tropical, o Sol costuma aparecer com grande frequência.

Outras fontes de energia limpa

As três fontes de energia limpa citadas anteriormente são as mais populares e desenvolvidas no Brasil. No entanto, não são as únicas estratégias que podem ser aplicadas para a produção de energia de forma a afetar menos o meio ambiente.

É possível ainda alcançar esse objetivo com outras formas como, por exemplo: energia maremotriz, biocombustíveis e energia geotérmica.

Quais são as vantagens da energia limpa?

O grande benefício da energia limpa é o fato de que esses métodos de produção são mais sustentáveis no longo prazo. Isso acontece pela sua característica renovável, que não utiliza de recursos finitos no seu processo.

É só pensar nos exemplos que vimos anteriormente. O vento e o Sol são elementos da natureza que são aproveitados de forma natural na produção de energia. É diferente do que acontece com os combustíveis fósseis, que utilizam da extração e que, em algum momento, pode não ser mais possível tê-los em razão da característica finita da matéria-prima.

Além disso, como também já comentamos, há menor produção de gases e resíduos poluentes. Esse é um fator essencial para a preservação do meio ambiente, contribuindo com a redução de problemas ambientais como o efeito estufa, por exemplo. Trata-se, portanto, de um método energético mais saudável e equilibrado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados