Logo Mais Retorno
termos

Empresa B

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/06/2022 às 10:34 -
Atualizado 14 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é uma empresa B?

Uma empresa B é uma instituição que conta com um modelo de negócios que não visa somente o lucro, mas o desenvolvimento ambiental e social das comunidades. Além disso, tem a missão de conciliar a sua prosperidade financeira com a preservação do planeta e, para isso, gera benefícios para a população mundial.

Esse tipo de empresa faz parte de um movimento mundial conhecido como Sistema B. O objetivo é a criação de um ecossistema de transformação por meio de instituições de diversos setores econômicos. Segundo o site oficial, é um movimento motivado por milhões de pessoas que não trabalham apenas pelo salário, mas também para criar um mundo melhor para toda a população.

Como surgiu o conceito de empresa B?

O conceito de empresa B surgiu no ano de 2006. Três empresários estadunidenses repararam que a avaliação de seus negócios só considerava o lucro e não outros fatores — como a consciência ambiental e social.

Com essa conscientização, os três passaram a se dedicar à criação de um certificado que comprovaria o impacto positivo que as empresas exercem no âmbito socioambiental. Com isso, seria possível que elas fossem não só reconhecidas como valorizadas por esse esforço.

No Brasil, esse conceito ainda é relativamente novo. Nacionalmente, é liderado pelo Comitê pela Democratização da Informática (CDI), uma organização sem fins lucrativos que usa a tecnologia para estimular o empreendedorismo para erradicar a pobreza em parceria com o Sistema B.

Quais são as vantagens de ser uma empresa B?

Fazer parte de um sistema B traz diversas vantagens para as empresas. Um dos principais é que, além de ajudar o meio ambiente, é uma maneira de criar um diferencial para o negócio frente ao mercado. Isso porque atualmente as pessoas estão cada vez mais engajadas com causas ambientais e participar desse movimento é uma maneira de posicionar a marca como consciente e comprometida com as questões do planeta.

Além disso, ao se tornar uma empresa B, o negócio em si se tornará parte de um movimento global em prol de criar impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade. Essa decisão inspira diversas pessoas e chama a atenção de investidores — já que é comum que as pessoas investirem nas empresas que acreditam.

Outro ponto positivo é que fazer parte desse movimento é fazer parte de uma comunidade engajada de líderes que acreditam no potencial uns dos outros para construir um mundo melhor. Essa é uma oportunidade excelente de formar alianças com outras empresas e de fazer diversas parcerias comerciais com negócios alinhados com o mesmo pensamento.

Como é possível se tornar uma empresa B?

Um dos requisitos mais importantes para se tornar uma empresa B é ser uma entidade com fins lucrativos. As ONGs ou fundações, por exemplo, não podem obter o certificado porque a intenção aqui é que as instituições se responsabilizem pela geração de impacto positivo para o meio ambiente e para a sociedade por meio das suas ações. As organizações sem fins lucrativos já foram criadas com esse objetivo.

Outro ponto crucial é ter mais de 12 meses de operação. Isso acontece porque para receber a certificação de uma empresa B, as informações são analisadas com base no último ano fiscal, então é necessário que ela exista por, no mínimo, esse período.

Ser uma empresa distinta e completa também é um requisito para que a empresa seja classificada como B. Ou seja, é necessário que a instituição em questão inclua em sua análise todas as áreas de gestão do negócio e não é possível obter a certificação individual para divisões ou departamentos, por exemplo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!