Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito Priming

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/10/2021 às 17:41 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Efeito Priming?

O Efeito Priming, ou somente Priming, é um efeito que acontece quando a exposição de um indivíduo a um determinado estímulo influencia na sua resposta a um estímulo subsequente, sem que haja qualquer consciência da conexão entre eles. Esses estímulos costumam estar relacionados a coisas corriqueiras, como imagens ou palavras que as pessoas veem no dia a dia com frequência.

A partir dessa definição, desde os anos 1980, o Efeito Priming passou a ser direcionado para pesquisas de comportamento do consumidor dentro da Neuroeconomia. A partir daí, se firmou como uma variável importante para que estudiosos pudessem verificar a inconsciência — e a compreensão — das influências que as pessoas podem sofrer durante o processo de tomada de decisões.

Qual é a origem do Efeito Priming?

O Efeito Priming tem uma história bastante longa dentro da literatura da Psicologia. Desde o início dos estudos os pesquisadores levam em consideração como a exposição a certos tipos de informação pode influenciar — ou não — o modo como cada indivíduo se comporta e até como pensa. Os primeiros trabalhos sobre o efeito focaram em como essa exposição a estímulos específicos alterava as impressões sociais, assim como poderiam afetar as emoções e outros processos mentais.

Entre os primeiros pesquisadores a abordar os tópicos do Efeito Priming estão Pietromonaco e Bargh em 1992 e Smith e Branscomb em 1987. Os resultados dos estudos iniciais demonstraram que, de fato, as pessoas parecem utilizar conhecimentos sociais específicos em seus julgamentos mesmo quando eles surgem de fontes não relacionadas e até mesmo irrelevantes.

Grande parte do foco das primeiras pesquisas permaneceu concentrado no exame dos processos pelos quais ocorreram os efeitos do Priming sobre as impressões sociais. A pesquisa começou a mudar com o tempo conforme o escopo de estímulos se ampliou. Hoje em dia, já abrangem um conjunto altamente diverso de fenômenos e processos em que as suas fronteiras continuam a ser exploradas.

Quais são os tipos de Efeito Priming?

O Efeito Priming conta com alguns exemplos diferentes e cada um deles é aplicado de uma maneira distinta no comportamento do consumidor. A primeira é a forma direta, em que há uma clara exposição ao conceito ou ao objeto que se pretende usar na pré-ativação. Se o objetivo for, por exemplo, obter o efeito relacionado ao conceito de criatividade ou a alguma marca, o próprio nome dela ou o seu logotipo serão apresentados diretamente aos participantes.

Já o tipo indireto ocorre quando o público-alvo é exposto a um objeto que é cognitivamente ligado ao objeto em questão. Dessa forma, mesmo que um conceito não esteja tão explícito, é possível manipular o Efeito Priming indiretamente no meio do processo associativo. Um exemplo é mostrar uma marca — ou até mesmo um produto — e um concorrente direto bastante conhecido ser associado. Isso acontece, principalmente, se o que foi mostrado não for líder de mercado.

O tipo contextual do Efeito Priming acontece quando certas pessoas e eventos ativam automaticamente as representações sobre eles. Assim, todas as informações internas que os participantes têm a respeito delas — que sejam relevantes — são resgatadas pela exposição ao contexto apresentado. Uma vez que a maioria dos experimentos com a utilização de pré-ativação são realizadas em ambientes controlados, é muito importante compreender como diversos estímulos trabalham simultaneamente na mente das pessoas.

Existe ainda a exposição social, em que representações sociais e pessoas também são utilizadas como “gatilhos” que, assim como nos outros tipos de pré-ativação, conta com alguns riscos de percepção. Uma figura que lembra um líder do governo, por exemplo, pode incorrer em diversas representações mentais que estão ligadas a inúmeros conceitos, que podem variar de acordo com o público e com o contexto em que estão inseridos. Dessa forma, afeta diretamente a forma em que um segundo estímulo será processado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados