Última modificação em 8 de junho de 2021

Quem é Eduardo Saverin?

Você sabia que uma das maiores plataformas digitais do mundo, o Facebook, foi desenvolvida com o auxilio de um brasileiro? Ninguém mais ninguém menos do que Eduardo Saverin.

Nascido na cidade de São Paulo em 1982, o empresário pôde aproveitar a vida em sua terra natal até os 10 anos de idade, pois em 1992 a família se mudava para Miami. Seu pai era dono de uma exportadora de remédios, enquanto seu avô paterno teria sido o fundador da marca Tip Top.

Após concluir o ensino médio em uma escola norte-americana, Saverin foi aprovado para cursar Economia em Harvard. Chegou a ser eleito presidente da Associação de Investimentos da universidade, onde ministrava aulas sobre investimento aos alunos locais.

O jovem herdara o talento de seus familiares para o empreendedorismo, além de habilidades estratégicas devido seu gosto pessoal por jogos de xadrez - características bastante úteis para o desenvolvimento de uma nova plataforma digital.

Eduardo Saverin e Mark Zuckerberg se conheceram na universidade, dividiram quarto com outros três alunos da instituição. Inclusive, tiveram suas histórias brevemente relatadas através do filme "A Rede Social", obra cinematográfica dirigida por David Fincher em 2010.

Como Eduardo Saverin ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Antes de colaborar com a fundação do Facebook, Saverin já atuava como investidor no mercado financeiro. Alguns economistas especulam que ele já teria arrecadado cerca de 300 mil dólares negociando ações em petróleo.

A condição financeira de Eduardo Saverin favorecia o plano inicial de Zuckerberg: desenvolver um site propício para a integração entre os alunos de Harvard - o nome, até então, seria TheFacebook. Assim, o estudante de economia desembolsara cerca de US$ 1 mil para o projeto. 

A princípio, Saverin ficaria com 30% de todo lucro proveniente da plataforma. Mais tarde, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Andrew McCollum se associaram a equipe. Anos depois, a rede social foi aberta para o público além da universidade.

Parte do sucesso de Eduardo Saverin também se deve a sua expertise na negociação de ações, conforme dissemos no início. Como fundador do Facebook não poderia ser diferente: parte do capital da empresa foi aberto na Bolsa de Valores sob seu comando.

Após a conclusão de sua graduação, Saverin foi para a cidade de New York a procura de possíveis parcerias para o seu negócio. Em contrapartida, Mark Zuckerberg não se mostrava nada satisfeito com as atividades do empresário brasileiro.

Desse período em diante uma série de desavenças entre os sócios fundadores vieram a público. Mark reduzia a participação de Eduardo na empresa, enquanto o mesmo bloqueava as contas bancária que possuía acesso - uma verdadeira guerra.

Por fim, um acordo finalmente foi firmado entre ambos, onde Eduardo Saverin teria participação minoritária na companhia e o direito de ter seu nome constando permanentemente entre os fundadores.

Após o ocorrido, mudou-se para Singapura com objetivo de desfrutar de novas tecnologias e aplicá-las ao setor financeiro. Lá, reencontrou-se com Elaine Andriejanssen, uma antiga colega de classe, com quem acabou se casando.

Em 2015, foi fundador da B Capital Group - empresa com foco em investimentos B2B e B2B2C - junto com Raj Ganguly. Enquanto Eduardo supervisionava as operações realizadas no Oriente Médio, Raj ficava responsável pelas questões burocráticas acerca do funcionamento da companhia.

O portfólio da B Capital Group é composto por investimentos na área da saúde, comércio, startups, logística e diversas outras áreas. Conforme a empresa foi se expandindo, novas parcerias foram acontecendo, como a associação promissora ao Boston Consulting Group:

“Não estamos falando das dez maiores empresas de tecnologia do mundo, que vão dominar um mercado por si só, mas da capacitação de todas as empresas do mundo com tecnologia em inovação colaborativa.”

Termo do dia

Black & Scholes

O que é Black & Scholes Os economistas Fischer Black e Myron Scholes foram os responsáveis pelo modelo de precificação de opções conhecido como Black &…