Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Eduardo Saverin

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/06/2021 às 13:26 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Eduardo Saverin?

Você sabia que uma das maiores plataformas digitais do mundo, o Facebook, foi desenvolvida com o auxilio de um brasileiro? Ninguém mais ninguém menos do que Eduardo Saverin.

Nascido na cidade de São Paulo em 1982, o empresário pôde aproveitar a vida em sua terra natal até os 10 anos de idade, pois em 1992 a família se mudava para Miami. Seu pai era dono de uma exportadora de remédios, enquanto seu avô paterno teria sido o fundador da marca Tip Top.

Após concluir o ensino médio em uma escola norte-americana, Saverin foi aprovado para cursar Economia em Harvard. Chegou a ser eleito presidente da Associação de Investimentos da universidade, onde ministrava aulas sobre investimento aos alunos locais.

O jovem herdara o talento de seus familiares para o empreendedorismo, além de habilidades estratégicas devido seu gosto pessoal por jogos de xadrez - características bastante úteis para o desenvolvimento de uma nova plataforma digital.

Eduardo Saverin e Mark Zuckerberg se conheceram na universidade, dividiram quarto com outros três alunos da instituição. Inclusive, tiveram suas histórias brevemente relatadas através do filme "A Rede Social", obra cinematográfica dirigida por David Fincher em 2010.

Como Eduardo Saverin ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Antes de colaborar com a fundação do Facebook, Saverin já atuava como investidor no mercado financeiro. Alguns economistas especulam que ele já teria arrecadado cerca de 300 mil dólares negociando ações em petróleo.

A condição financeira de Eduardo Saverin favorecia o plano inicial de Zuckerberg: desenvolver um site propício para a integração entre os alunos de Harvard - o nome, até então, seria TheFacebook. Assim, o estudante de economia desembolsara cerca de US$ 1 mil para o projeto. 

A princípio, Saverin ficaria com 30% de todo lucro proveniente da plataforma. Mais tarde, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Andrew McCollum se associaram a equipe. Anos depois, a rede social foi aberta para o público além da universidade.

Parte do sucesso de Eduardo Saverin também se deve a sua expertise na negociação de ações, conforme dissemos no início. Como fundador do Facebook não poderia ser diferente: parte do capital da empresa foi aberto na Bolsa de Valores sob seu comando.

Após a conclusão de sua graduação, Saverin foi para a cidade de New York a procura de possíveis parcerias para o seu negócio. Em contrapartida, Mark Zuckerberg não se mostrava nada satisfeito com as atividades do empresário brasileiro.

Desse período em diante uma série de desavenças entre os sócios fundadores vieram a público. Mark reduzia a participação de Eduardo na empresa, enquanto o mesmo bloqueava as contas bancária que possuía acesso - uma verdadeira guerra.

Por fim, um acordo finalmente foi firmado entre ambos, onde Eduardo Saverin teria participação minoritária na companhia e o direito de ter seu nome constando permanentemente entre os fundadores.

Após o ocorrido, mudou-se para Singapura com objetivo de desfrutar de novas tecnologias e aplicá-las ao setor financeiro. Lá, reencontrou-se com Elaine Andriejanssen, uma antiga colega de classe, com quem acabou se casando.

Em 2015, foi fundador da B Capital Group - empresa com foco em investimentos B2B e B2B2C - junto com Raj Ganguly. Enquanto Eduardo supervisionava as operações realizadas no Oriente Médio, Raj ficava responsável pelas questões burocráticas acerca do funcionamento da companhia.

O portfólio da B Capital Group é composto por investimentos na área da saúde, comércio, startups, logística e diversas outras áreas. Conforme a empresa foi se expandindo, novas parcerias foram acontecendo, como a associação promissora ao Boston Consulting Group:

“Não estamos falando das dez maiores empresas de tecnologia do mundo, que vão dominar um mercado por si só, mas da capacitação de todas as empresas do mundo com tecnologia em inovação colaborativa.”

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados