Economia Doméstica (Ciência)
O que é a Economia Doméstica?
Economia Doméstica é o nome dado a uma ciência que estuda, principalmente, o desenvolvimento social. Mais do que isso, a Economia Doméstica visa entender como o consumo e a gestão dos recursos (sejam eles financeiros ou não) impactam na qualidade de vida das famílias e das comunidades em que cada pessoa está inserida.
Sabe aquela blusinha que a sua tia comprou em 12 vezes no cartão de crédito, no mês passado? Ou aquele alimento que estragou dentro da sua geladeira, porque quando você só se lembrou que o coitado existia, ou teve a mínima coragem de preparar uma receita apetitosa com ele, quando o mesmo já tinha passado dessa para uma pior?
Sem falar naquela vez em que alguém da sua família comprou um produto e não deu nada certo, tendo que recorrer ao PROCON? Todos esses comportamentos derivam de relações econômicas estudadas pela Economia Doméstica.
O que faz um economista doméstico?
O economista doméstico é o profissional que não apenas move as pesquisas teóricas da Economia Doméstica, contribuindo no campo acadêmico, mas que também se dedica a transformar o entendimento teórico em entendimento prático.
"O que o movimento atual X na economia significa para a forma que uma família consome o produto X ou o serviço Y? Como a política governamental A impacta a forma como uma comunidade se desenvolve, do ponto de vista social?
O crescimento ou queda do setor B representa que tipos de perigos e vantagens para o consumidor de tal produto ou serviço?": é desse tipo de tradução que estamos falando. O economista doméstico está continuamente se questionando como o macro interfere no micro, a nível familiar e comunal.
Um economista doméstico pode aplicar os seus conhecimentos de diferentes formas, desde que devidamente enquadrado nas limitações determinadas em lei. No Brasil, a maior organização focada em regulamentar a profissão de economista doméstico é o CFED, autarquia oficialmente chamada de Conselho Federal de Economistas Domésticos.
Além disso, existem ainda os tais 3 CREDs: os 3 Conselhos Regionais de Economistas Domésticos atualmente existentes.
Algumas das funções que um economista doméstico pode desempenhar são:
- Criar orçamentos familiares, assim como desenvolver certas estratégias para o melhor aproveitamento dos recursos financeiros de uma determinada família;
- Definir métodos para a correta manipulação dos alimentos, assim como o seu armazenamento e conservação;
- Definir métodos para a correta produção de roupas, assim como o seu armazenamento e conservação dos tecidos;
- Desenvolver estratégias de desenvolvimento social focado no desenvolvimento infantil;
- Criar planos específicos de educação do consumidor, orientando o público na compra de bens e serviços, assim como no consumo correto;
- Entre outros.
Para saber mais sobre a profissão de um economista doméstico, assim como o que ele faz, recomendamos que leia o artigo completo que preparamos sobre o assunto em nosso Glossário Financeiro. Para acessá-lo, clique aqui.
Como o estudo da Economia Doméstica interfere no seu dia a dia, assim como na forma que você o seu dinheiro?
Justamente por se tratar de uma ciência muito ligada ao núcleo familiar, os resultados do desenvolvimento da Economia Doméstica tende a ser facilmente percebido no dia a dia, mesmo no das pessoas mais comuns.
Se você compra um produto e é protegido pelas Leis de Defesa do Consumidor, há uma boa dose de responsabilidade da Economia Doméstica aqui - mesmo que os responsáveis pela legislação não tenham quaisquer relações diretas com os economistas domésticos. O mesmo se dá nos seus processos de alimentação, nas roupas que você veste, no imóvel onde você mora e em todas as políticas públicas de desenvolvimento social.