Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Economia de escopo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/02/2019 às 19:24 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Economia de Escopo?

A economia de escopo, ou de gama, ocorre quando uma empresa consegue produzir bens distintos de forma mais barata do que outras que fabricam um único produto.

Isso só é possível quando a companhia é diversificada e os seus insumos são compartilhados. Nesse caso, ela gera mais negócios do que se otimizasse a sua produção para apenas um produto (economia de escala).

Assim, pode-se dizer que a economia de escopo é a evolução natural de quem já alcançou a economia de escala. Colocando de outra forma, a economia de escala se aplica a um produto enquanto que a economia de escopo se aplica a um conjunto deles.

Qual o motivo que leva uma empresa a buscar a economia de escopo?

O principal motivo é a segmentação.

Em mercados já saturados, onde muitas empresas trabalham com economias de escala, a única forma de se destacar é oferecendo algo que os concorrentes não produzem, aproveitando-se da estrutura existente.

Entretanto, durante muito tempo, a mudança de um modelo de economia de escala para um modelo de economia de escopo esbarrou em uma mesma restrição: as máquinas que produziam em maior quantidade eram mais caras e não permitiam muitas adaptações.

Novas aplicações da tecnologia, que passou a focar mais em soluções de programação (software) do que na engenharia das máquinas (hardware), trouxeram para o processo produtivo a flexibilização que faltava.

Um dos setores que mais faz uso da economia de escopo é o setor de moda: para os fabricantes que atendem as redes de fast fashion, é de vital importância que as lojas sejam rapidamente abastecidas com as últimas tendências dos desfiles de grandes grifes.

Dessa forma, sua estratégia frente aos concorrentes se baseia nos seguintes elementos:

  • São grandes fabricantes que produzem pequenos lotes de peças;
  • A mesma coleção é renovada com uma variedade maior de peças, para que os consumidores comprem com mais frequência;
  • Características culturais são levadas em conta dependendo da região a ser atendida;
  • O preço precisa ser acessível sempre.

Quais as vantagens da economia de escopo?

  • Acesso a novos mercados: produtos vendidos em localidades geográficas distintas precisam acomodar tanto especificações de transporte como regulamentações próprias;
  • Não dependência de um único fornecedor: insumos semelhantes, fornecidos por companhias diferentes, mantém a produção em pleno funcionamento;
  • Renovação de linha de produtos: para bens de consumo que estão próximos da fase de declínio, é possível dar-lhes uma “sobrevida” fazendo alguns ajustes;
  • Customização: empresas que fabricam em grandes quantidades estão aptas a suprir uma necessidade específica de forma bastante econômica.

Quais as limitações da economia de escopo?

Com o desenvolvimento da “internet das coisas” (IoT), muitos processos produtivos contarão com os recursos da internet para operar. Isso quer dizer que as máquinas não só produzirão de forma ótima para determinada estrutura, mas também levarão em conta as informações de mercado coletadas e transmitidas em tempo real pela rede.

Como resultado, vários fabricantes de equipamentos passarão a fornecer dispositivos com alguma flexibilização para se conectar e trabalhar em conjunto. Assim, caberá a cada negócio encontrar quais os arranjos que lhe trazem mais vantagens competitivas.

Por conta disso, serão bastante comuns os casos de inconsistências encontradas no momento da implementação da produção. Dificuldades técnicas e de integração de equipamentos tomarão boa parte do tempo de gestores e fornecedores pois todos estarão atuando em situações bastante específicas.

O mesmo pode ser dito em termos da curva de aprendizado necessária para o manuseio de diferentes máquinas, que também farão parte de outros processos produtivos.

Por fim, deverá se contemplar as características individuais de cada equipamento, no que diz respeito à atualização de programas e as paradas, programadas ou não, para manutenção.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados