Última modificação em 23 de abril de 2021

O que é Downstream?

Downstream é um termo inglês utilizado para expressar determinada etapa em um processo de gestão. Em Português, a tradução literal seria "rio abaixo", "jusante" ou "posterior", dependendo do contexto em que o termo estiver inserido.

Normalmente, quando uma empresa precisa desenvolver um projeto, é preciso que o planejamento do mesmo seja muito bem elaborado, para que a execução aconteça sem qualquer tipo de problema.

Ou seja, é preciso colocar no papel todas as necessidades envolvidas nesse projeto: quais são os recursos, como fazer, quem ficará responsável, qual a importância, público que irá usufruir, quais são os objetivos, metas, custos, despesas e assim por diante. Uma série de questões que precisam ser discutidas antes de "colocar a mão da massa". 

Pensando nisso, muitas empresas acabam adotando a metodologia Kanban para melhorar o desenvolvimento de seus projetos. Essa metodologia foi criada nos anos 60, utilizada inicialmente na indústria automotiva em relação as linhas de montagem. Hoje em dia, é aplicada em qualquer setor que se queira.

O Kanban pode ser constituído por diversas etapas, como "fazer", "fazendo" e "feito". Em alguns casos, as etapas classificadas são Upstream e Downstream! 

Como o Downstream funciona?

O Downstream é uma etapa subsequente ao Upstream, portanto, vamos explicar a partir da ordem correta:

O Upstream representa o fluxo inicial de um projeto. É o momento onde a maioria das ideias são amadurecidas, os questionamentos ganham respostas e um plano de ação é traçado e validade pelos gestores.

Dentro de uma visão sistêmica, o Upstream contempla etapas como lista de ideias, clarificação (triagem), prototipagem (espécie de modelo ou teste) e por fim, ideia pronta para ser executada. 

Já o Downstream é compreendido pelo fluxo do planejamento que acontece depois do Upstream, ou seja, funciona como uma segunda parte de todo o processo, onde a ideia será fato selecionada, desenvolvida, testada e aplicada "na vida real".

Em outras palavras, o Downstream representa a etapa onde o planejamento realizado no Upstream é, de fato, executado e colocado em prática.

Perceba que ambas as etapas constituem o projeto em si, tento em visto que uma não pode acontecer sem a outra - de nada adianta planejar e não executar, como também não faz sentido executar alguma coisa sem planejamento prévio, certo?

Como o Downstream se aplica na indústria petrolífera?

Quando falamos em Downstream, é muito comum que o termo seja associado, pelo menos num primeiro momento, a indústria petrolífera. Isso porque, grandes produtoras de óleo e gás ao redor do mundo seguem a metodologia que explicamos a você no tópico anterior.

Fazendo uma rápida analogia, o Upstream das indústrias petrolíferas se baseiam na exploração e produção de recursos, enquanto o Downstream corresponde a logística de comercialização. Mais uma vez, uma etapa complementando a outra.

Sendo assim, a primeira parte do processo fica destinada as atividades necessárias para colheita do petróleo nos poços, bem como a transformação do produto em matéria prima bruta para ser utilizada ou comercializada dessa maneira mesmo. 

Algumas questões precisam ser levantadas para que tudo ocorra bem, como a localização exatas dos poços, até que ponto é possível perfurá-los, qual a projeção dessa ação, sua construção, operação, gerenciamento e assim por diante. Feito isso, a indústria da início ao Downstream.

A segunda parte do processo fica destinada as atividades de transporte, marketing e venda dos recursos produzidos, tais como gasolina, óleo diesel, combustível de aeronaves, asfalto, óleo lubrificante, plástico, borracha sintética, pesticidas, entre outros.

Portanto, o Downstream faz papel de executor do projeto - nesse caso, a produção petrolífera. Algumas questões também precisam ser levadas em consideração, como os custos com transporte, possíveis tributações sobre a carga, público alvo e clientes em potencial, logística de processamento de vendas e assim por diante.

Termo do dia

Ad Valorem

O que é Ad valorem? Ad Valorem é uma expressão latina, cujo significado literal é “conforme o valor”. Essa expressão é, em geral, usada no contexto…