Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Down-Market Capture Ratio Defined: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/07/2022 às 14:00 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é down-market capture ratio?

O down-market capture ratio é uma medida estatística que mede o desempenho geral de um gestor de investimentos nos mercados de baixa. Ele é utilizado para avaliar o desempenho desses profissionais em relação a um índice durante os períodos em que ele caiu.

Esse índice é calculado ao dividir os retornos do gestor pelos retornos do índice durante o mercado de baixa. Na equação, a parte final é multiplicar esse resultado por 100 para ter um valor percentual.

O down-market capture ratio é importante tanto de um ponto de vista do risco quanto do retorno. Isso porque ele cai menos, se recupera mais rapidamente e pode dar retornos superiores no futuro caso o índice de captura de mercado também for alto.

Como o down-market capture ratio funciona?

De uma maneira bastante simples, o down-market capture ratio acontece quando um gestor de investimentos que tem um índice de mercado inferior a 100 conseguiu superar o índice durante o mercado de baixa. Como exemplo, um gestor com um índice inferior a 80 pode indicar que a carteira caiu apenas 80% do índice durante o índice em questão.

Muitos analistas utilizam esse cálculo simples em suas avaliações mais amplas de gestores de investimentos. Por isso, ao avaliar esses profissionais, é sempre melhor considerar também o índice de captura alta do mercado — o up-market capture ratio. Esse índice é calculado da mesma maneira, a diferença é que os retornos de mercado em baixa são substituídos por retornos de mercados em alta.

Uma vez que o up-market capture ratio é conhecido, é possível compará-lo com o índice de mercado em baixa. O resultado dessa comparação pode revelar informações interessantes — como a de que um gerente com um grande índice de mercado em baixa ainda pode superar o mercado.

Como seria um exemplo prático de down-market capture ratio?

Imagine que o índice de mercado em baixa é de 110, mas o índice de mercado em alta é de 140. Isso quer dizer que o gerente foi capaz de compensar o baixo desempenho do mercado em baixa com um desempenho mais forte de mercado em alta.

É possível quantificar essa informação ao dividir a proporção de mercado em alta pela proporção de mercado em baixa para obter uma proporção de captura geral. No exemplo acima, dividir 140 por 110 resulta em uma taxa de captura geral de 1,27 — o que indica que o desempenho do mercado superior compensa o desempenho do inferior.

O mesmo acontece se o gerente conseguir um desempenho melhor em mercados em baixa do que nos mercados em alta. Se o índice de alta for de apenas 90, por exemplo, mas o índice de queda for de 70, a situação mostra que o índice de captura geral será de 1,29. Esse resultado indica que o gerente está superando o mercado em geral.

Quais as diferenças entre down-market capture ratio e up-market capture ratio?

Diferentemente da down-market capture ratio, a up-market capture ratio é um índice que se concentra em movimentos de alta de mercado e não leva em consideração os movimentos de baixa — ou as perdas. Por conta disso, alguns críticos oferecem evidências convincentes de que ela incentiva os gerentes a apostar em um desafio muito audacioso.

Muitas vezes, uma up-market capture ratio implica uma alta taxa de captura de mercado, mas esse nem sempre é o caso. Isso porque os fundos com melhor desempenho alcançam altas taxas de captura de mercado e, ao mesmo tempo, atingem a down-market capture ratio.

Os fundos geralmente são capazes de fornecer alta captura quando o mercado está ascendente por meio de estratégias específicas, mas bons fundos conseguem oferecer retornos ajustados aos riscos superiores.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!