Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Dow Jones US Oil & Gas Index: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/12/2022 às 12:00 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Dow Jones US Oil & Gas Index?

O Dow Jones US Oil & Gas Index é um índice que mede o desempenho do setor de energia no mercado de ações dos Estados Unidos. Fundado em maio de 2006, tem um índice de despesas administrativas que gira em torno de 0,42%.

O benchmark desse índice é o Dow Jones US Select Oil Exploration & Production Index. Ele é considerado menor que a S&P Oil & Gas Exploration & Production, com ativos de cerca de 204 milhões de dólares estadunidenses. As principais participações e seus tamanhos proporcionais a esse fundo são:

  • ConocoPhillips com 14,74%;
  • EOG Resources Inc. com 10,47%;
  • Philips com 9,34%;
  • Marathon Petroleum Corporation com 8,54%;
  • Pioneer Natural Resource com 5,55%.

O que é o índice Dow Jones?

Ao contrário do que muitos pensam, o índice Dow Jones não é uma bolsa de valores — mesmo que ele utilize dados da bolsa para fazer suas previsões. Criado em 1896, foi fundado por Charles Dow e Edward Davis Jones, que eram sócios e fundadores do The Wall Street Journal, um jornal especializado no mercado financeiro e em economia.

Ele era formado por 12 empresas baseadas em commodities, que na época eram consideradas como grandes, lucrativas e altamente respeitadas no mercado financeiro. Com o tempo, foram sendo substituídas por conta do surgimento de novos negócios.

Apesar de não haver regras estabelecidas para a inclusão de empresas no índice, as diretrizes estabelecidas por um comitê formado por editores do Dow Jones e do The Wall Street Journal exigem que sejam selecionados negócios com grande potencial e que tenham reconhecimento, além de ser necessário serem respeitadas no mercado estadunidense.

Como a indústria do petróleo e gás é organizada nos Estados Unidos?

A indústria do petróleo e do gás nos Estados Unidos é formada por uma série de empresas. A Chevron e a ExxonMobil, por exemplo, são as maiores companhias sediadas no país. A BP e a Shell, ambas sediadas no Reino Unido, também são dominantes em território norte americano.

Existe uma variedade de empresas um pouco menores que se especializam em uma parte do processo de produção — ou seja, da exploração, da extração, do transporte ou do refino. A indústria lutou na última década, já que seu investimento excessivo em fracking contribuiu para um excesso global de gás e petróleo, o que fez com que os preços caíssem.

No início de 2020, os preços mundiais de energia entraram em colapso quando as restrições relacionadas ao COVID-19 sufocaram a demanda. No entanto, o governo dos Estados Unidos concedeu a essas empresas bilhões de dólares em benefícios fiscais como parte de um enorme programa de estímulo fiscal. Em 2022, a indústria já estava acumulando grandes lucros à medida em que a economia se recuperava e os preços disparavam em meio à guerra travada por Ucrânia e Rússia.

É seguro investir no mercado de petróleo e gás?

Os combustíveis fósseis, como o gás natural e o petróleo, geralmente permanecem em alta demanda. Não só porque costumam ser mais baratos que outros combustíveis para transporte e aquecimento, mas também por terem uma grande vantagem de infraestrutura sobre fontes emergentes de combustível limpo, como a energia renovável.

Os investimentos em ações de petróleo, no entanto, são mais arriscados do que os de outros setores do mercado de ações. Isso acontece porque a indústria tem vários fatores de risco adicionais, como o fato de ser cíclico — o que significa que os investidores provavelmente experimentarão muitos altos e baixos.

Além disso, as empresas de petróleo e gás — tanto as que fazem parte do Dow Jones US Oil & Gas Index quanto as outras — enfrentam outros fatores além do seu controle. Os preços, por exemplo, são um fator importante nas avaliações dos estoques. Quando os preços estão baixos, o mercado tende a punir esses estoques.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!