Dólar PTAX800
O que é Dólar PTAX800?
Durante muito tempo, o termo "Dólar PTAX800" foi utilizado para representar um sistema capaz de calcular a cotação da moeda estadunidense. Ao final de 2014, após uma reformulação nesse sistema, o termo foi substituído por "Dólar PTAX" ou simplesmente "Taxa PTAX" - embora seu propósito de utilização tenha se mantido o mesmo.
Portanto, independente da nomenclatura que venha a receber nos dias atuais, o Dólar PTAX800 representa todo o processo realizado para calcular a cotação do dólar diariamente.
Você já se perguntou sobre o verdadeiro motivo de tanta volatilidade no preço da moeda estadunidense ou de qualquer outra moeda que seja? Por que ouvimos falar, todos os dias, que o preço do dólar "aumentou" ou "diminuiu"?
Essa constante variação se deve ao volume de oferta e demanda, proveniente das negociações realizadas no mercado financeiro pelos dealers - empresas ou instituições bancárias autorizadas pelo governo a negociarem o dólar com prioridade.
Em outras palavras, o volume das operações de compra e venda realizadas diariamente fazem com que o preço do dólar fique maior ou menor, além de outros fatores também pertinentes ao fluxo cambial de diversos países.
Assim, o Dólar PTAX800 foi desenvolvido justamente para controlar a cotação diária da moeda em questão, fazendo com que os diversos tipos de contratos derivativos de câmbio - acordos comerciais, turismo, contratos futuros, entre outros - possuíssem uma taxa específica a ser seguida.
Como o Dólar PTAX800 é calculado?
O cálculo do Dólar PTAX800 é de responsabilidade do Banco Central do Brasil (BACEN). É realizado em operações day-trade, portanto, ocorre todos os dias.
A Taxa PTAX pode ser definida como o resultado de uma média aritmética entre as operações de compra e venda no mercado - conforme falamos anteriormente, os diversos tipos de negociações realizadas pelos dealers.
O processo de cálculo acontece em duas etapas. Primeiro, os dealers precisam levantar uma média de suas operações realizadas em alguns horários específicos do dia: entre 10h00min e 10h10min, 11h00min e 11h10min, 12h00min e 12h10min, e por fim, entre 13h00min e 13h00min.
Depois, o BACEN recolhe os dados fornecidos por essas empresas e instituições bancárias, e calcula uma nova média a partir das informações obtidas. O resultado da média calculada pelo Banco Central do Brasil será considerado o Dólar PTAX800 daquele dia.
Dessa forma, a cotação do moeda estadunidense é definida. Vale esclarecer que todo contrato cambial é liquidado com base no Dólar PTAX800 do dia útil anterior, ou seja, o que se calcula hoje, passa ser valido apenas amanhã.
Qual é o impacto que o Dólar PTAX800 pode causar no mercado financeiro?
Uma vez que a Taxa PTAX seja proveniente de uma média aritmética realizada sobre as negociação de compra e venda do dólar, podemos compreender a possibilidade de manipulação de tais negociações em prol de uma cotação mais alta ou mais baixa.
Isso porque, embora seja calculado todos os dias, o Dólar PTAX800 definido no último pregão do mês servirá de referência para os diversos tipos de contratos cambiais do mês seguinte. As alterações diárias seguirão a "base" deixada pelo mês que chegou ao fim.
Com isso, os dealers tentam pressionar a formação da Taxa PTAX conforme seus próprios interesses, a partir de suas negociações. Isso significa que o restante dos investidores fica a mercê de decisões tomadas por terceiros, o que acaba impactando diretamente todo o fluxo econômico do mercado.
Além disso, essa disputa pela cotação ideal pode fazer com que o preço do dólar se modifique com frequência, sendo valorizado ou o contrário. De um modo geral, todos os países que dependem da moeda acabam sendo impactados com essas operações.