Logo Mais Retorno
termos

Dia Livre de Impostos: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/04/2022 às 17:02 -
Atualizado 24 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é o Dia Livre de Impostos?

O Dia Livre de Impostos é uma ação de conscientização em relação às altas taxas tributárias que incidem nos produtos e nos serviços brasileiros. De forma prática, as lojas participantes oferecem itens sem os valores dos impostos incluídos neles, o que chega aos consumidores como um tipo de desconto.

O DLV é um projeto da CDL Jovem, que faz parte do sistema da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas). A própria instituição explica que o projeto nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população e o fato disso servir de freio para o crescimento econômico do Brasil.

Como o Dia Livre de Impostos funciona?

De um modo simples de explicar, a CDL cadastrou diversas lojas para participar do Dia Livre de Impostos. Na data do evento, todos esses estabelecimentos selecionam alguns produtos e serviços sem repassar a carga tributária que normalmente está embutida no preço para o consumidor final.

Ou seja, na prática, o próprio empreendedor arca com esse valor e os clientes recebem uma forma de desconto no item. Dessa forma, é possível conscientizar as pessoas do real impacto dos impostos nas nossas vidas e aumentar o poder de consumo pelo menos por um dia.

Quais são os cuidados necessários a serem tomados no Dia Livre de Impostos?

Quem quer encontrar bons descontos que realmente valham a pena no Dia Livre de Impostos precisa seguir à risca a cartilha de planejamento financeiro. O primeiro passo é fazer uma lista de compras e uma pesquisa de preços. Para compras online, alguns sites comparadores de preços até monitoram o histórico de valores dos produtos para facilitar a pesquisa. Antes de fechar a compra, também é aconselhável prestar atenção no valor do frete e nos prazos de entrega para saber se vale a pena ou não.

Antes de fazer uma compra por impulso, é aconselhável fazer uma revisão das próximas faturas do cartão de crédito e avaliar o quanto as novas parcelas pesarão no orçamento. Por isso, a dica é comprar somente o que se adequar ao fluxo de caixa atual e o que não fará com que se torne um escravo das parcelas.

Alguns especialistas sugerem pagar as compras feitas pela internet com o cartão de crédito. Além de ser o meio de pagamento mais seguro, ao utilizá-lo é possível solicitar o estorno da transação ao banco se algum problema acontecer. Se a compra for feita com o boleto bancário, por exemplo, não existe nenhuma garantia de que a loja devolverá o dinheiro.

Como saber quais lojas participam do Dia Livre de Impostos?

Para aproveitar o Dia Livre de Impostos da maneira correta, o consumidor precisa entrar no site do projeto e selecionar o menu “Lojas Participantes”. Essa página informa quais estabelecimentos estão participando do evento, sejam elas online ou físicas. Aqui, é preciso pontuar que os comércios cadastrados podem mudar de ano a ano e os participantes usam imagens do DLI e banners para anunciar tanto a sua adesão quanto as ofertas disponíveis.

Já para as empresas que desejam participar, é necessário realizar um cadastro prévio no próprio site do projeto. A instituição responsável por ele disponibiliza um vídeo explicativo no qual deixa claro que o cadastrado receberá diversos materiais de comunicação com as recomendações de participação no evento e de produção gráfica.

A CDL ainda frisa que os descontos dados aos produtos precisam ser equivalentes às taxas de tributação de cada segmento e que elas estão disponíveis na tabela de tributos dentro do mesmo site em que o cadastro foi realizado. Também é recomendado que o empreendedor converse com a equipe — e realize treinamentos — para que os colaboradores consigam explicar ao consumidor o que é o Dia Livre de Impostos e o que aquele valor de desconto significa.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!