termos

Departamento Internacional do Banco Central

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/06/2021 às 07:22 - Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é o Departamento Internacional do Banco Central?

O Banco Central de um país é uma das principais instituições financeiras, responsável pelo controle da política monetária e de tomadas de decisões que influenciam a economia local — como a prática das taxas de juros. No entanto, essa não é sua única atribuição, razão pela qual existem diferentes áreas, entre elas o Departamento Internacional do Banco Central.

Esse departamento é, em resumo, uma organização do Banco Central visando atender e acompanhar os interesses globais do país. Não é diferente no caso do Brasil, com uma estrutura própria que permita uma tomada de decisão adequada considerando o cenário econômico global.

Como funciona o Departamento Internacional do Banco Central?

A estrutura do Banco Central, como não poderia deixar de ser, é bastante complexa. Afinal, existem diversas áreas que devem ser contempladas em sua hierarquia. Assim, além da presidência, a entidade possui a definição de uma série de diretorias. São elas:

  • Diretora de Administração;
  • Diretora de Fiscalização;
  • Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução;
  • Diretor de Política Econômica;
  • Diretor de Política Monetária;
  • Diretor de Regulação;
  • Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta;
  • Diretora de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos.

A estrutura que nos interessa hoje é esta última, onde se encaixa o Departamento Internacional do Banco Central, responsável pela avaliação do cenário econômico global. Vamos conhecer algumas das suas principais atribuições.

Quais são as responsabilidades do Departamento Internacional do Banco Central?

O Departamento Internacional do Banco Central possui um papel relevante na estrutura financeira internacional. Vale lembrar que, embora não tenha o mesmo peso de países como Estados Unidos ou China, ainda assim o Brasil tem boa influência na economia global, em especial como participante do mercado de commodities.

Desta forma, o Banco Central organiza as duas demandas globais por meio do seu Departamento Internacional. Nele estão pautas como as relações comerciais com bancos de outras geografias, promoção da integração financeira internacional, acordos internacionais ou até o posicionamento estratégico do Brasil diante do cenário econômico, por exemplo.

O Departamento Internacional do Banco Central, portanto, centraliza as principais pautas globais de modo a permitir que as tomadas de decisão sobre a economia brasileira sejam adequadas a cada ciclo econômico, em especial considerando o sistema financeiro integrado, como temos atualmente vigente em todo planeta.

Qual é a importância do Departamento Internacional do Banco Central?

Toda atuação do Departamento Internacional do Banco Central tem uma forte importância no cenário econômico global, em especial pelo que sinalizamos no tópico anterior: a integração entre países de todo sistema financeiro. Não há, afinal, como dizer que o Brasil se encontre isolado nesta cadeia.

Desta forma, a principal importância do Departamento Internacional do Banco Central está no monitoramento no mercado externo, permitindo assim um bom acompanhamento de tudo que acontece e, com base nisso, traçar suas próprias estratégias pensando nos riscos e nas oportunidades para crescimento econômico.

Além disso, outro papel fundamental está nos acordos firmados com outros bancos, algo que permite a busca pela estabilidade do sistema financeiro global por meio da cooperação entre as empresas do setor. A troca de informações é bem relevante para a criação de uma unidade forte e atualizada.

Por fim, não podemos ignorar algumas formas de atuar em defesa do mercado brasileiro no cenário internacional. É o caso, por exemplo, da avaliação de riscos, sistemas que facilitem a vida do empresário brasileiro que reside no exterior ou então do gerenciamento das reservas e da política cambial externa.

Portanto, trata-se de um departamento extremamente importante para o crescimento financeiro do Brasil e pela adequação estratégica dentro do contexto econômico vigente.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!