Democracia Liberal

Última modificação em 30 de Agosto de 2021 às 06:51

O que é Democracia Liberal?

A Democracia Liberal é uma das vertentes que um regime democrático pode assumir. Isso pode ser uma novidade para muita gente, mas não há apenas um modelo para a prática da democracia.

Em primeiro lugar, vale esclarecer que esse regime defende a escolha de um representante (geralmente um presidente) para representar a população. No entanto, ele deve defender o interesse comum — e não aplicar as imposições pessoais, o que desconfiguraria um regime democrático.

No caso da Democracia Liberal, temos o cenário mais próximo da "democracia ideal", que nasceu na Grécia muitos anos atrás. Vamos entender melhor como funciona esse regime político.

Como funciona uma Democracia Liberal?

A Democracia Liberal é, portanto, um modelo político no qual a população possui maior liberdade para expressar suas ideias e opiniões para participar do ambiente no qual está inserida.

Para que esses direitos sejam preservados, algumas práticas são comuns. Veja alguns exemplos:

  • Direito a voto para a escolha dos representantes políticos do país;
  • Fontes de informação diversificadas, sem um canal centralizado pelo governo para o compartilhamento de dados;
  • Igualdade de todos os cidadãos perante a lei;
  • Liberdade de imprensa para publicação de conteúdos (mesmo que críticos ao governo atual);
  • Possibilidade de candidatura aos cargos públicos, permitindo a participação ativa na política para os membros interessados;
  • Realização de eleições livres, com prazo determinado para uma nova seleção dos representantes.

Além disso, existem ainda outras características comuns dentro de uma Democracia Liberal como pluralidade política, direito à propriedade privada ou a presença de livre mercado.

Tudo isso deve ser garantido aos cidadãos de uma maneira transparente. Quando o cenário não respeita todos os pontos mencionados neste tópico, o regime deixa de ser uma Democracia Liberal, embora ainda possa apresentar características democráticas.

Quais são as vantagens da Democracia Liberal?

A Democracia Liberal é defendida de uma forma geral como um dos melhores regimes políticos que os países podem adotar. E isso acontece porque traz algumas vantagens interessantes, ao menos do ponto de vista teórico.

Em primeiro lugar, em tese, esse é o modelo político que garante maior participação ativa da sociedade. Após eleger seus representantes, os cidadãos devem acompanhar e monitorar se as ações tomadas seguem o desejo dos habitantes.

Além disso, há um melhor alinhamento entre os políticos e a população na medida em que, após um período relativamente curto de tempo, as eleições voltam a ser convocadas. Ou seja, se a entrega não for vista como positiva, ele pode perder o seu cargo.

Por fim, tudo é muito mais transparente em relação a outros tipos de regime, especialmente em uma ditadura (onde até mesmo as informações ficam centralizadas na mão dos governantes).

Quais são as principais críticas da Democracia Liberal?

Apesar da boa aceitação geral, especialmente no Ocidente, a Democracia Liberal não está isenta de críticas. E uma das principais é de que o regime funciona muito bem na teoria, mas deixa a desejar na prática.

Há quem defenda, por exemplo, que a participação da população na política nacional é limitada ao evento das eleições. Isto é, após eleger os seus representantes, os habitantes ficam muito dependentes do seu bom trabalho do que propriamente são escutados sobre demandas ou necessidades.

Isso faz sentido, afinal, em inúmeros debates, as decisões são tomadas exclusivamente entre os políticos — que representam uma minoria do total de pessoas que vivem em um país. Em uma "democracia pura", talvez essas questões devessem ser votadas pela própria população, por exemplo.

Também existem críticas em relação aos participantes da liderança política como uma forma de ter poder e, em alguns cenários, ter representantes muito concentrados na elite — a qual, por possuir maiores recursos financeiros, consegue investir na própria candidatura.

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo