Custos Indiretos
O que são custos indiretos?
Os custos indiretos são um conjunto de gastos relacionados ao funcionamento de uma empresa que não estão diretamente ligados à sua atividade-fim. Isso quer dizer que, para compor o grupo de custos indiretos, um gasto não pode ser resultado da necessidade de produção ou da execução dos serviços que a organização comercializa.
Suponha que o faturamento da empresa advém do conserto de veículos, ou seja, ela é uma mecânica. Para ser considerado um custo indireto, o custo deve estar relacionado às áreas de apoio (como a equipe administrativa, por exemplo) e não aos consertos (como é o caso da graxa ou do profissional mecânico). Compreender essas diferenças é essencial para que o negócio possa realizar uma gestão financeira e contábil eficiente e compreender de que forma cada demanda interna impacta no seu desempenho.
Para tanto, além dos custos indiretos e dos custos diretos (sobre o qual tratamos nas próximas seções), é comum distinguir também os custos fixos e variáveis, que afetam tanto a produção quanto as demais competências organizacionais.
Como os custos indiretos funcionam?
Vamos supor que você seja o proprietário de uma companhia que se dedica a criar geladeiras. Para produzi-las é necessário que você compre materiais que a compõem e contrate pessoal qualificado para montá-la, além de embalagens para que elas cheguem ao consumidor devidamente protegidas e intactas.
Ainda assim, esses não são os únicos gastos da sua empresa, certo? É necessário formar equipes que gerenciem o relacionamento com os fornecedores e os clientes (além dos próprios colaboradores), que paguem as contas, que transportem as geladeiras, que limpem as instalações… Ufa!
Sem falar no material de escritório, nos equipamentos de tecnologia e nos cafezinhos dispostos na copa.
Para garantir que essas demandas, tão importantes por prestarem suporte à fabricação das suas geladeiras e assegurar que sejam vendidas e entregues, sejam devidamente contabilizados e não ameacem o equilíbrio financeiro da empresa é que os custos indiretos são agrupados e administrados.
Eles também compõem o preço final do produto, mas diferentemente dos custos diretos não são facilmente mensuráveis sob o ponto de vista unitário.
Desse modo, para que um custo indireto faça parte do preço final é necessário que se realize um rateio.
Entre as formas mais comuns de custos indiretos estão:
- Os salários de funcionários que não trabalham na fábrica;
- A depreciação e a manutenção de equipamentos;
- As contas de água, energia elétrica, internet e telefonia;
- O material de escritório e limpeza.
Qual é a diferença entre custos indiretos, diretos, fixos e variáveis?
A gestão de custos não para na análise e administração dos custos indiretos.
Além desse grupo, existem ainda os custos diretos, os custos fixos e os custos variáveis.
Como o próprio nome indica, os custos diretos são o exato oposto dos custos indiretos. Ou seja, eles agrupam todos os gastos com produtos e serviços ligados diretamente à produção do bem que a empresa comercializa.
Os custos fixos, por sua vez, são aqueles que não variam conforme essa quantidade produzida. Independemente de fabricar mais ou menos itens, o valor desse custo permanece o mesmo.
Já os custos variáveis são aqueles que crescem ou diminuem conforme a produção aumenta ou cai. Para citar um exemplo, pense na matéria-prima.
A cada novo produto, mais uma porção de matéria-prima é gasta para a sua confeção, o que a torna um custo variável para as empresas.
Para deixar claro, todos os custos indiretos podem ser fixos ou variáveis.
Mas como você deve imaginar, custos indiretos e diretos nunca se misturam.