termos

Custo de Oportunidade

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/04/2019 às 10:37 - Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o custo de oportunidade?

O custo de oportunidade é o termo usado para designar a diferença entre os benefícios colhidos da escolha de um item em comparação à escolha de um outro.

Explicamos: sempre que tomamos uma decisão, em qualquer ramo da nossa vida, estamos automaticamente abrindo mão de algo. Pense bem: não é possível nadar e correr ao mesmo tempo - ou você nada ou você corre. E mesmo que os hábitos esportivos não sejam a sua praia, é possível ver o mesmo se repetindo em todo o seu dia.

  • Ou você levanta da cama imediatamente ou aperta o botão de soneca e mais 5 minutinhos;
  • Ou você veste a camiseta branca ou a verde;
  • Ou você toma um banho gelado ou toma um banho quente;
  • Ou sai às 7:00 de casa ou sai às 7:01.

Sério, nós poderíamos passar todo esse artigo listando as escolhas que você faz… Mas a não ser que você tenha monetizado isso se tornando um influenciador digital ou algo do tipo, ninguém estaria muito interessado.

O que importa mesmo é que, para entendermos o custo de oportunidade, saibamos que sempre abrimos mão de A quando escolhemos B.

Como o custo de oportunidade funciona?

Ao abrir mão de A, estamos também abrindo mão dos benefícios que A oferece.

Quando você escolhe nadar (voltando ao primeiro exemplo), trabalha competências corporais diferentes do que na corrida.

Se o que correr oferece são músculos X e Y mais definidos, é isso que você está perdendo. E ao mensurar essa perda, o que se faz é, na verdade, pesar o custo de oportunidade.

No meio econômico, essa medida é especialmente importante porque, sempre que investimos em um produto financeiro, estamos abrindo mão de aplicar o dinheiro em um outro. É preciso, então, calcular se a nossa escolha é mesmo a melhor dentre todas as opções do mercado.

Felizmente, há um cálculo-padrão capaz de te auxiliar nessa avaliação.

Como calcular o custo de oportunidade?

Para calcular o custo de oportunidade, utiliza-se a seguinte fórmula:

  • Custo de oportunidade da escolha de A = Benefícios obtidos com a escolha de B + (Custo de A - Custo de B)

Para ilustrar, vamos supor que você pretende começar o seu próprio negócio e está em dúvida se vende brigadeiros ou pães de mel. Você tem, ao todo, R$1.000,00 para investir na compra de material e embalagens e arcar com todos os demais custos de produção.

Para calcular o custo de oportunidade de ambas as alternativas, consideramos:

  • Os mil reais investidos são considerados como custo de capital;
  • Com mil reais, você é capaz de produzir 1000 pães de mel ou 1000 brigadeiros;
  • Cada brigadeiro seria vendido a 2,00 reais a unidade, enquanto os pães de mel, a R$3,00.

Para calcular o custo de oportunidade dos brigadeiros (A), ou seja, quanto se perde ao investir em pães de mel (B), temos:

  • Custo de oportunidade de A = Faturamento dos pães de mel + (Custo dos brigadeiros - Custo dos pães de mel)
  • Custo de oportunidade de A = 1.500,00 + (1000 - 1000) = 1500,00

Ou seja, ao se optar pelos pães de mel, se abre mão de 1.500,00 reais dos brigadeiros.

Por outro lado, se você opta por vender brigadeiros, o custo de oportunidade dos pães de mel é:

  • Custo de oportunidade de B = Faturamento dos brigadeiros + (Custo dos pães de mel - Custo dos brigadeiros)
  • Custo de oportunidade de B = 2000 + (1000 - 1000) = 2000,00.

Assim, no comparativo, se perde mais quando se deixa de produzir pães de mel do que quando se deixa de produzir brigadeiros e essa deveria ser, portanto, a sua opção.

É claro que esse é um exemplo realmente bobo, já que você poderia ter usado a lógica com os dois produtos, que têm o mesmo custo e rendimentos diferentes. Mas a ideia era garantir que você possa visualizar como as variáveis são agrupadas e adapte ao seu caso pessoal.

Ainda assim, note que ao falarmos de custo de oportunidade financeira, estamos analisando apenas as questões meramente matemáticas. Mas elementos complementares (que podem representar benefício ou risco para o vendedor, como a recepção do público e as ameaças ambientais, por exemplo) podem e devem ser considerados.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!