Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Crony Capitalism (Capitalismo de Compadres)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/06/2020 às 18:11 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Crony Capitalismo, o tal Capitalismo de Compadres?

Crony Capitalism (ou Capitalismo de Compadres, em português) é um termo criado para mencionar um sistema econômico em que algumas empresas e empresários recebem benefícios ou privilégios por parte do governo.

O termo também designa situações em que as decisões governamentais tomadas favoreçam negócios que possuem algum tipo de proximidade, conexão ou parceria com o próprio Estado.

Existem diversos exemplos de situações nas quais se identifica o Capitalismo de Compadres como a liberação de subsídios governamentais para as operações, incentivos fiscais (muitas vezes injustificados) ou até mesmo favorecimento em questões legais. Como você talvez imagine, essa não é uma situação benéfica para o mercado.

O Capitalismo de Compadres é um sistema capitalista?

Uma das principais perguntas envolvendo o Crony Capitalism está sobre a sua ligação real com o capitalismo. E, na prática, o que se vê é algo bem distante do que efetivamente prega esse sistema econômico.

O “capitalismo puro”, afinal, prega liberdade máxima aos indivíduos para tocar os meios de produção, em especial no que se refere à produção industrial. Sendo assim, a intervenção estatal deveria ser, ao menos em tese, inexistente. Sabemos que, na prática, é algo muito difícil de acontecer, embora seja a defesa dos liberais.

Ainda que o mundo atualmente não ofereça um sistema 100% capitalista, podemos afirmar que o Capitalismo de Compadres vai em uma direção bem distante do que defende a origem do sistema: o livre mercado. No Crony Capitalism, ao contrário, o que vemos é uma forte intervenção do governo.

Na prática, portanto, os ideais desse sistema se afastam consideravelmente do “capitalismo puro”, dando maior poder ao Estado e afastando o sistema do livre mercado, onde os indivíduos teriam total liberdade de atuação. É muito difícil competir com empresas que possuem benefícios concedidos pelo governo.

Quais são os principais problemas do Crony Capitalism?

No Brasil, nós temos um sistema que se aproxima muito mais do Capitalismo de Compadres do que propriamente ao livre mercado. Isso não é, em uma primeira observação, algo necessariamente ruim. Contudo, pode apresentar alguns riscos que abordaremos neste tópico.

Um deles é que o favorecimento estatal a um grupo restrito de empresários acaba por gerar uma grande força dentro do sistema econômico do país. Isso, em um primeiro momento, não seria comprometedor no que se refere ao ganho de escala na produção. Contudo, ao mesmo tempo dificulta a entrada de novos concorrentes, ampliando as chances de monopólio.

Esse é um cenário que pode ser positivo para o Estado, mas raramente beneficia a população. Sem concorrência, afinal, o consumidor individual fica restrito ao que é ofertado pela companhia. E, assim, a exposição aos preços abusivos pode vir a acontecer.

Além disso, outro problema bem comum que já observamos por aqui é a questão legal do favorecimento governamental. No Brasil, não há uma implantação oficial do Capitalismo de Compadres. Sendo assim, aumenta-se o risco de questões de corrupção e favorecimento ilegal. Não por acaso, tivemos sérios escândalos recentemente envolvendo empresas como a Petrobrás e a Odebrecht.

Capitalismo x Socialismo

O Crony Capitalism acaba nos levando a uma discussão bem frequente entre sistemas econômicos: Capitalismo x Socialismo. Na prática, o mais puro sistema de cada lado parece igualmente utópico.

De um lado, a defesa do Estado como regulador de todo mercado que já se mostrou absolutamente ineficiente ao longo da história. Do outro, o “capitalismo puro” que tende, com o passar do tempo, a favorecer muito mais empresários e ricos do que ao mercado como um todo, criando sérios problemas de desigualdade social.

É por esse motivo que observamos ao redor do planeta países que não são 100% aderentes aos dois sistemas. O que vemos é uma mescla. Em algumas economias, o papel do governo é realmente básico. Em outras, maior intervenção estatal. Entre estes, acabou surgindo a alcunha que você aprendeu hoje, o Capitalismo de Compadres.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados