Corporate Branding
O que é Corporate Branding?
Corporate branding - ou "marca corporativa" - é uma prática amplamente utilizada em estratégias de marketing de empresas, que consiste em promover mais a marca do que os próprios produtos ou serviços.
Nesse sentido, podemos dizer que o corporate branding não busca promover um produto, como era comum há tempos atrás. Ao contrário, o cerne desse termo está na promoção de conceitos, ideias, valores e crenças associadas à marca.
Sua força está em nos fazer associar um determinado conceito a uma determinada marca e, desse modo, nos levar ao consumo mais pelo que a empresa representa no nosso cotidiano do que pela qualidade do serviço ofertado.
Isso implica que marcas corporativas podem ser - e muitas vezes são - "guarda-chuvas" de itens que estão em nichos de mercados muito diferentes.
Uma mesma marca pode ser dona de produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentação, por exemplo. Tudo isso sem qualquer prejuízo nas vendas!
A atuação em nichos tão distintos não afeta a capacidade da empresa de comercializar seus produtos, justamente por consequência do corporate branding. Isso porque, graças ao conceito em questão, o que se consome são os valores embutidos nos produtos, que advém da marca e
não deles mesmos, sabe?
Você já comprou um produto de higiene que não é testado em animais? Se preocupa em consumir produtos de empresas sustentáveis? Já deixou de consumir algo de uma empresa que vai contra seus valores?
Isso é a marca corporativa: o que interessa não é o item de consumo, mas o que ele representa para os consumidores!
Por que se preocupar com o Corporate Branding?
A resposta para a pergunta deste tópico está intimamente ligada às mudanças nos padrões de consumo das pessoas ao longo do tempo.
Houveram momentos na história onde o consumo era ilimitado a pessoas que concentravam maior renda, o que implicava em: consumir mais era ter um certo status social. Porém, isso mudou. Com o tempo mais pessoas passaram a ter acesso ao consumo.
Assim, a população se tornou mais mais exigente quanto aquilo que esperavam consumir e as empresas perceberam que investir em corporate branding era a forma de responder a essa mudança de comportamento do consumidor.
Hoje, a maioria das pessoas quer saber a origem daquilo que consomem. Se é sustentável, que tipo de mundo as empresas querem impulsionar ao comercializar seus produtos e assim por diante.
Por isso, o corporate branding surge como uma estratégia para atender a essa demanda!
Com o corporate branding, a promoção da marca deixa evidente os valores e conceitos empregados nela. Ou seja, produtos e serviços podem ser copiados, produzidos e distribuídos em larga escala, enquanto conceitos são mais essenciais e não podem ser gerados dessa forma.
Quais são as principais características do Corporate Branding?
No mundo do marketing há o que se chama de "jogo dos sete erros" das marcas corporativas, que serve para dizer quais empresas não se encaixam no perfil. Veja:
- O corporate branding não tem apenas um público-alvo, mas busca estar em contato e atender a todos os envolvidos no processo produtivo: consumidores, funcionários, acionistas e etc;
- O corporate branding é flexível e não possui um núcleo-duro, justamente por se relacionar com diversos públicos;
- O setor de marketing não é único responsável pelo corporate branding, na verdade esse conceito funciona com base em uma equipe multidisciplinar;
- O corporate branding depende do envolvimento de todos os participantes da cadeia produtiva, ou seja, todos têm que se identificar com os valores da marca para poder desenvolvê-la;
- Alinhamento é fundamental: a marca não pode apresentar narrativas diferentes para pessoas diferentes, deve ser sempre a mesma em qualquer âmbito;
- Corporate branding é um plano de médio a longo prazo, isso significa que a consolidação da marca tem que ser um processo consistente e bem trabalhado;
- A marca corporativa deve gerar valor muito além de lucro.