Construtech: saiba o que é e como funciona
O que é ConstruTech?
ConstruTech é uma startup com o objetivo de atender as necessidades do setor da construção civil, seja dentro ou fora do canteiro de obras. Essas empresas surgiram com a proposta de modernizar o setor e dar a ele mais economia, produtividade e uma gestão jamais vista pelos profissionais da área.
Por trabalharem com toda a cadeia de produção, essas startups conseguem atender tanto as construtoras quanto outras organizações que trabalham no mercado civil, como empreiteiras, incorporadoras, mineradoras e profissionais liberais, como engenheiros e arquitetos. Além disso, contam com soluções para atender até mesmo o consumidor final que deseja administrar um novo imóvel.
Como se deu o surgimento das ConstruTechs?
Toda a cadeia de produção da construção civil é bem ampla e envolve cenários como planejamento, o desenvolvimento do projeto em si, a comercialização dos empreendimentos e até mesmo a manutenção de todos os serviços prestados. Por conta de todas essas etapas, muitas construtoras têm dificuldade em gerir o tempo e, além disso, ainda encontram grandes desafios nas áreas financeiras e administrativas do negócio.
Por consequência de tudo isso, os clientes ficam insatisfeitos, a organização chega a perder grande parte do lucro e corre o risco de ter a reputação manchada no mercado. Essas desvantagens, porém, podem ser resolvidas quando a construtora passa a investir em estratégias que potencializam a produtividade. Foi daí que surgiu o conceito das ConstruTechs.
Até então, o mais comum era acreditar que a produtividade só poderia ser trabalhada através de ações motivacionais. Porém, quando a equipe de controle e execução de obras implementa estratégias de trabalho eficiente, o resultado é mais produtividade nos envolvidos no processo. Ao perceber essa demanda do mercado, várias ConstruTechs foram criadas para inovar o cenário.
Como uma ConstruTech funciona?
As ConstruTechs precisam cada vez mais ter um bom sistema de implementação, visto que oferecem soluções tecnológicas para várias — e grandes — empresas. Sendo assim, elas vendem um produto ou até mesmo um serviço que pode ser exercido na própria organização, como um software que facilite a visualização do desenvolvimento de uma obra.
Dessa forma, é responsabilidade da empresa que contrata os serviços de uma ConstruTech descobrir as melhores formas de gestão para que a startup em questão agregue valor ao trabalho de fato. Isso significa que a construtora que adquire uma ferramenta precisa, necessariamente, desenvolver boas estratégias de implementação para que a gestão da obra consiga ser aprimorada do jeito certo.
Afinal, o principal objetivo desse trabalho e de toda essa implementação é contar com equipes mais engajadas e produtivas dentro do processo de trabalho como um todo. Isso não acontece quando a inclusão de qualquer ferramenta ou software mais atrapalha do que ajuda a gestão e administração de todas as etapas de uma obra.
Qual é o impacto de uma ConstruTech na construção civil?
Uma ConstruTech é capaz de gerar impactos bastante significativos dentro da construção civil, já que contribui de forma positiva para uma mudança inteligente em todas as etapas dos projetos de uma obra. A utilização da tecnologia, por exemplo, auxilia os processos de integração e gestão de documentos, além de contribuir para uma análise de dados mais assertiva e na otimização de relatórios mais precisos.
Além disso, as ConstruTechs também facilitam os processos que são voltados ao gerenciamento de ativos, análises preditivas e o monitoramento remoto de sistemas prediais. Tudo isso porque a transformação digital presente em diversos campos da tecnologia aumenta a eficiência dos negócios e torna possível que todos os envolvidos realizem mais tarefas em um menor período.
Quando um modelo de empresa é transformado por meio da implementação de soluções inovadoras, o negócio consegue entregar melhores experiências aos clientes. Uma ConstruTech consegue auxiliar nesse objetivo porque conta com soluções para agir em tempo real, a pensar com agilidade, tomar decisões mais assertivas e até prevenir falhas e evitar acidentes.