Última modificação em 15 de julho de 2021

O que é uma Comissão?

A comissão é uma taxa de serviço aplicada pelas corretoras de valores ou consultores de investimento como uma espécie de contrapartida pela consultoria. Isso porque, cabe ao profissional realizar as melhores aplicações financeiras, sejam em razão da compra ou vendas de títulos mobiliários em favor da sua cartela de clientes.

Por outro lado, há importantes distinções entre os termos, sobretudo na forma com que eles são aplicados no contexto financeiro. Basicamente, a remuneração dos bancos, corretoras e escritórios de assessoria de investimentos financeiros se dá por meio de comissões sobre os produtos de investimento, representando um tipo de comissão.

Em contrapartida, o pagamento de honorários se dá por meio da aplicação de taxas fixas em razão da gestão dos investimentos de seus clientes. Normalmente essa taxa representa um valor fixo, bem como pode caracterizar também uma porcentagem sobre os ativos geridos.

Como funciona a comissão?

Imagine a seguinte situação: você define uma corretora de valores pelos quais serão realizados os seus próximos investimentos. Em seguida, começa a receber o contato com a sugestão de compra de ativos de renda fixa, como o CDB fixado a determinado índice do CDI. Já parou para pensar em como ocorrem as remunerações da corretora?

Como já destacamos, ela mantém um percentual dessa rentabilidade. Isso ocorre com qualquer banco de investimento, corretora de valores e até mesmo consultores de investimento. Isso porque, de modo geral, seu lucro está estritamente relacionado com as taxas e comissões aplicadas sobre todas as transações de um fundo ou de uma cartela de clientes.

Destaca-se, porém, que o comissionamento pode variar de corretora para corretora, já que cada instituição adota uma tabela própria de serviços financeiros. No entanto, é bastante comum que os percentuais girem em torno de 20% a 50% relativos à taxa de administração dos fundos, ocorrendo esse pagamento mensalmente na maior parte das corretoras e demais distribuidores.

Quais são os custos da comissão?

Qualquer fundo de investimento aplica uma taxa de comissionamento relativo à administração do fundo, como mecanismo de remuneração pelo trabalho de gestão dos ativos. Nesses casos, o valor pode variar entre os próprios fundos de investimento ou títulos privados, por exemplo.

Normalmente, trata-se de uma taxa fixa mensal ou anual — que incide diretamente sobre o montante aplicado. Consequentemente, os custos de comissionamento acabam comprometendo parte dos aportes realizados. No caso de fundos de gestão passiva, a média aplicada sobre a taxa de administração gira em torno de 2% ao ano.

Contudo, para ter melhor clareza sobre quais os custos exatos, o interessado deve verificar o regulamento do banco de investimento, corretora ou consultor financeiro.

Quais as diferenças entre comissões e taxas?

Em termos práticos, boa parte dos bancos de investimentos, corretoras ou escritórios de assessoria baseiam sua remuneração na aplicação de taxas de serviço (spread). Entretanto, há também inúmeros profissionais que se baseiam em comissionamento (rebate).

Como já destacamos anteriormente, nesse tipo de atividade, os honorários devidos são estabelecidos a partir de uma taxa fixa, podendo esta ser de um valor em específico ou um índice que é aplicado sobre os ativos geridos, independentemente do produto financeiro.

Da mesma forma, a comissão se trata de um custo que está diretamente atrelado aos fundos de investimento, haja vista que um percentual pode ser aplicado sobre o valor do fundo ou dos ativos sob gestão das empresas financeiras, como forma de remunerar o banco de investimentos os próprios consultores financeiros.

Por isso, é muito comum que alguns clientes sejam direcionados para investimentos que são baseados em comissões maiores. Logo, é preciso ter atenção a estes custos, já que não é possível determinar com clareza se determinado fundo é de fato melhor ou se ele apenas paga mais “comissão”.

Termo do dia

Controle Definido

O que é controle definido? Controle definido é o nome dado a uma das maneiras de se organizar o quadro acionário de uma empresa, que se…