Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

CNPC

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/06/2020 às 18:49 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é CNPC?

CNPC é a sigla para Conselho Nacional de Previdência Complementar, que é vinculado à pasta da Previdência Social do governo federal. O CNPC é um órgão regulador público, que teve sua estrutura e funcionamento organizados em 2010, por meio do decreto nº 7.123.

Cabe ao CNPC verificar a prática das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) presentes no mercado. Em 2019, o conselho definiu práticas que dão mais agilidade na aprovação dos convênios e regulamentos, bem como a otimização para a administração de novos planos e benefícios.

Outra medida deliberada pela instituição em 2019 foi a resolução que pede mais transparência nas informações dadas aos participantes e assistidos das EFPCs. A medida envolve linguagem clara e acessível, com projeções de renda, simulador e permissão para ajustes no planejamento para atingir a meta de aposentadoria. O site de cada entidade passa a ser o principal canal para a publicação dos informes.

Estrutura do CNPC

O CNPC é formado pelo responsável pela pasta da Previdência Social e por representantes das seguintes entidades e grupos:

  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc);
  • Secretaria de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social;
  • Casa Civil da Presidência da República;
  • entidades fechadas de previdência complementar;
  • patrocinadores e instituidores de planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar;
  • participantes e assistidos de planos de benefícios das EFPCs.

Os integrantes têm o papel de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do regime de previdência por meio de sessões realizadas regularmente. Os participantes possuem um mandato durante o período de dois anos, mas podem se desligar de forma voluntária e devidamente documentada.

Todos eles são supervisionados quanto à conduta e práticas ilícitas, que visem qualquer tipo de favorecimento ou falta de decoro. Nestas ocasiões, podem vir a ser afastados.

CNPC: o que faz?

Como estrutura de Conselho, o CNPC tem o papel de considerar todas as partes sob o guarda-chuva da Previdência Complementar, com o objetivo de garantir a eficácia dos produtos ofertados.

A Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, atua de forma paralela neste setor. Cabe a ela propor discussões, resoluções e votos do CNPC, bem como analisar e se manifestar sobre os temas trabalhados pelo conselho.

De acordo com o Decreto nº 9.003/ 2017, a SPE tem, entre suas atribuições, formular e avaliar ações para o desenvolvimento dos mercados de previdência complementar.

Guia para entes federativos

No final de ano de 2019, o CNPC criou o Guia da Previdência Complementar Para Entes Federativos. A publicação é voltada para estados e municípios elaborarem seu Regime de Previdência Complementar (RPC) aos servidores.

O guia traz orientações e minuta de projeto de lei como diretriz para a Emenda Constitucional nº 103/ 2019, a Nova Previdência, que define que entes federativos que tenham Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) criem o seu RPC em até dois anos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados