Última modificação em 26 de março de 2021

O que é Cell Matching?

Cell Matching é um termo em Inglês que significa "correspondência de célula". É um conceito que pode ser aplicado em diversas áreas de conhecimento, como é o caso da Biologia no estudo celular do corpo humano.

Aqui, existem duas formas de usá-lo que nos interessam pela relação com as suas finanças. Em primeiro lugar, está o uso da técnica no Excel ou no Google Sheets, além de ser um nome de uma estratégia de investimentos.

Vamos conhecer então um pouco sobre cada uma dessas abordagens a partir de agora para que você possa entender alguns dos múltiplos conteúdos que existem em torno deste termo.

O que é Cell Matching no Excel?

O Excel é uma ferramenta de planilhas que permite que você crie bancos de dados e os gerencie por meio de uma forma integrada, utilizando fórmulas matemáticas e construindo dashboards.

Apesar de ser uma ferramenta paga, o Excel tem uma dinâmica muito similar ao que temos no Google Sheets, outro aplicativo para a mesma finalidade, mas desta vez gratuito.

Ambas são muito utilizadas pelos investidores com o propósito de monitorar finanças pessoais ou então realizar o seu controle financeiro mensal, enquanto registram as movimentações patrimoniais.

Como funciona o Cell Matching?

O uso do Cell Matching é uma forma de corresponder as células da planilha. Existe, inclusive, uma fórmula que chama "Match" cujo objetivo é justamente compreender a relação entre informações da planilha, apresentando o seu resultado de forma automática.

Assim, por meio de critérios estabelecidos pelo usuário, a ferramenta irá buscar em uma determinada tabela de dados qual é a célula de correspondência exata aos termos da busca. Ele será retornado em outra célula, também predefinida pelo usuário.

É justamente por meio do Cell Matching que usar de planilhas se torna tão interessante e atrativo para o controle das finanças pessoais e dos seus investimentos. É uma grande forma de obter informações de forma ágil e prática, além de permitir a construção de excelentes painéis (dashboards).

A Estratégia de Matching

Se você pesquisou por Cell Matching, talvez também esteja buscando compreender a Estratégia de Matching, que é outro conceito utilizado dentro do contexto do mercado financeiro.

Aqui, você tem uma forma de investir que busca por ativos que ofereçam um fluxo de caixa que irá corresponder aos seus gastos ou aos seus passivos dentro de um determinado mês.

A relação com o Cell Matching vem justamente dessa correspondência, oferecendo assim um casamento entre esse fluxo de caixa e os pagamentos que devem ser realizados pelo investidor no curto prazo.

A ideia central é que esse dinheiro funcione como uma espécie de "salário", permitindo assim que os investimentos não prejudiquem a saúde financeira do investidor.

Como funciona a Estratégia de Matching?

Para que esse processo funcione de maneira adequada, o investidor precisa trabalhar com ativos que ofereçam fluxo de caixa. Isso pode ser encontrado, por exemplo, em títulos com cupom (pagamento periódico), empresas que pagam dividendos ou fundos imobiliários.

É verdade também que, sendo um pouco mais criterioso, é muito desafiador que os fluxos de caixa gerados sejam iguais aos passivos existentes. No entanto, não há motivo para preciosismo: o importante é que os recebíveis sejam superiores às despesas, evitando o risco de endividamento.

Essa é uma estratégia muito empregada pelos aposentados, pois são pessoas que já acumularam capital ao longo da vida e agora buscam usá-lo para manter um padrão de vida. Assim, esse fluxo de caixa funcionaria exatamente como um salário caso mantivessem um emprego.

Para perfis mais conservadores, a recomendação da Estratégia de Matching é utilizar de títulos pós-fixados atrelados aos juros. Assim, há também uma proteção sobre movimentações nas taxas por parte do Banco Central.

Termo do dia

Cheque Especial

O que é o cheque especial? Como funciona? Cheque especial é uma modalidade de crédito fornecido pelas instituições financeiras, muito populares pelo seu caráter pré-aprovado. Isto…