Última modificação em 25 de fevereiro de 2021

O que é CDI Over?

Para entender o que é CDI Over, nós precisamos compreender os dois termos de forma independente. Isso porque a nomenclatura se origina de dois conceitos do mercado financeiro: o CDI e a Taxa Over.

Portanto, vamos começar definindo cada um e, posteriormente, juntando todas as informações, nós temos condições facilitadas para definir esse importante conceito que você provavelmente já deve ter escutado falar por aí nos jornais e sites sobre economia.

O que é CDI?

Começando pelo CDI, essa é uma sigla que abrevia o termo Certificado de Depósito Interbancário. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma transação realizada entre os bancos para garantir que o saldo fique positivo diariamente.

Isso acontece porque, segundo determinações do Banco Central, nenhum banco pode encerrar um dia com caixa negativo — algo que pode ocorrer quando há um alto volume de saques, por exemplo. Assim, as instituições financeiras "trocam" dinheiro para cumprir essa regra. Essa operação é chamada de Certificado de Depósito Interbancário ou, como abreviamos popularmente, simplesmente CDI.

Dela, se origina a taxa CDI, muito popular nos investimentos de renda fixa. Assim, essa taxa nada mais é do que a representação da média das operações de CDI entre os bancos. Normalmente, ela é bem próxima da Taxa Selic, mas não idêntica.

Observe, portanto, que CDI e Taxa CDI não representam a mesma coisa, sendo termos distintos. No entanto, eles estão diretamente relacionados e, no nosso cotidiano, são utilizados praticamente como sinônimos.

O que é uma Taxa Over?

Já a expressão over é utilizada para taxas aplicadas diariamente. No entanto, existem duas formas de fazê-lo:

Assim, uma Taxa Over é aplicada quando há o conhecimento sobre o prazo de uma aplicação financeira ou de um empréstimo. Desta forma, ela permite que o investidor entenda o montante dos juros que serão recebidos naquele período.

Afinal, o que é CDI Over?

Agora que você conhece os dois conceitos isoladamente fica fácil de entender o que é CDI Over, concorda?

Esse é o nome dado à Taxa CDI para operações de curtíssimo prazo, como vimos no caso das operações entre os bancos. Esse tipo de empréstimo, afinal, é realizado dentro de um período de um dia, apenas para correção do saldo em caixa. Desta forma, não faz sentido usar de taxas mensais ou anuais.

Portanto, o CDI Over é uma ferramenta importante que permite justamente a compreensão do valor de remuneração diário da Taxa CDI, assim como a sua aplicação em diversos formatos de ativos financeiros em que essa taxa é empregada.

Quais são as vantagens do CDI Over?

Como vimos, o grande benefício oferecido pelo CDI Over é a flexibilidade no uso da taxa em operações financeiras. É por meio desta ferramenta que se torna possível calcular a remuneração diária do CDI, independente do prazo em que o dinheiro for aplicado.

Isso é fundamental não apenas para os bancos tradicionais, mas também para os investidores de renda fixa que desejam alta liquidez. Por meio do CDI Over, é possível resgatar o capital investido sem perder a rentabilidade diária — algo que acontece, por exemplo, na poupança, quando o pagamento dos juros só ocorre na data de aniversário.

Assim, as Taxas Over (e não apenas o CDI Over) são extremamente úteis para investimentos de longo prazo, permitindo a compreensão da rentabilidade em períodos "quebrados", em que não há o fechamento de meses ou anos determinados.

Termo do dia

Economia compartilhada

O que é Economia Compartilhada? A economia compartilhada é um conceito que faz parte do dia a dia da maioria das pessoas no Brasil e no…