Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Cashback

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/11/2019 às 21:28 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Cashback?

O Cashback é um sistema em que um usuário pode receber uma porcentagem das suas compras de volta, em dinheiro. Esse sistema pode funcionar tanto por meio de bancos que ofereçam o benefício, com as transações realizadas diretamente em cartões de crédito e débito, ou com plataformas de cashback.

No caso dos cartões de crédito e débito, o usuário receberá de volta uma pequena porcentagem do valor gasto em cada compra realizada com o cartão. Já nas plataformas, o usuário deve, primeiramente, realizar seu cadastro e o valor só será estornado referente às compras realizadas em lojas parceiras.

Como funciona o Cashback?

 

Como consequência dos programas gerais de recompensa oferecidos pelos emissores de cartões de crédito, os programas de cashback datam dos anos 90. Mas eles se tornaram onipresentes no século XXI, com o advento das fintechs e dos bancos digitais.

O cashback oferece benefícios para os dois lados. É um incentivo para os clientes fazerem mais compras em determinados estabelecimentos ou usarem mais seus cartões, ao mesmo tempo que permite a eles receber de volta parte do valor gasto.

Diferentemente dos pontos de recompensa tradicionais, que podem ser usados ​​apenas para comprar bens ou serviços oferecidos pelo emissor do cartão, as recompensas em cashback permitem, como o nome em inglês indica, receber dinheiro de volta.

As porcentagens de recompensa em dinheiro geralmente variam de 0,5% a 2% de uma transação, mas algumas podem ir até 3%. Algumas transações também oferecem recompensas duplas por meio de parcerias com comerciantes: as compras em dado estabelecimento ganham mais do que as compras em outros lugares.

De fato, existem vários níveis de reembolso, dependendo do tipo de compra ou do nível da transação. Muitas vezes, uma promoção especial pode estar em vigor por três meses, durante os quais os gastos em uma categoria específica — restaurantes ou lojas de departamento — ganham uma porcentagem reembolsada mais alta durante esse período.

Como pedir o dinheiro de volta

Normalmente, o titular do cartão deve atingir um determinado valor para se qualificar para o cashback; em geral, o valor é baixo, mas varia de empresa para empresa. Algumas empresas de cartão também permitem que as recompensas em dinheiro sejam usadas em compras específicas, incluindo viagens de uber, eletrônicos ou passagens aéreas.

O valor estornado também pode ser apresentado ao portador do cartão na fatura mensal do cartão de crédito, podendo ser aplicados às compras nesse extrato, para ajudar a pagá-lo. Outra forma de receber o valor é com bônus em reais para compras futuras.

Ou, ainda, os consumidores podem receber a recompensa diretamente, depositada em uma conta corrente vinculada. Para isso, o saque deve ser solicitado junto ao responsável, seja o emissor do cartão ou a plataforma de cashback, respeitando-se os valores mínimos de pedido.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados