Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Carestia: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:20/09/2022 às 12:26 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O que é carestia?

Carestia é uma escassez generalizada de alimentos que pode ser causada por vários fatores distintos. Esse fenômeno geralmente é acompanhado — ou mesmo seguido — por epidemias, fome, desnutrição regionais e aumento da mortalidade. Todos os continentes do mundo já passaram por algum período desses ao longo da história.

De acordo com as Nações Unidas, a carestia é declarada quando a desnutrição é generalizada e quando a população começa a morrer de fome por falta de acesso a alimentos nutritivos suficientes. A declaração de fome não traz obrigações vinculantes a órgãos como a ONU ou aos estados membros, mas serve para concentrar a atenção mundial no problema.

O que causa carestia pelo mundo?

Uma das primeiras causas de carestia são os conflitos. A guerra em si é o que atualmente leva a maioria das pessoas do mundo à fome extrema. Isso porque comunidades inteiras são expulsas de suas terras e de suas casas, o que cria milhões de refugiados que não têm acesso aos recursos que normalmente os mantêm alimentados.

As mudanças climáticas também podem ser consideradas uma das causas da fome pelo mundo. O clima em aquecimento está afetando comunidades vulneráveis e traz consigo um clima cada vez mais devastador que destrói casas, terras, plantações e até gados.

A desigualdade social é outro fator crucial para a propagação da carestia. Isso porque à medida em que o custo de vida aumenta, os chefes de família não conseguem comprar comida para colocar na mesa — e para os milhões que sofrem de pobreza crônica, até os alimentos mais básicos ficam fora do alcance.

Os efeitos demográficos da carestia, aliás, são bastante pesados mesmo que a curto prazo. A mortalidade, por exemplo, é mais concentrada entre os idosos e as crianças. Um fato demográfico que consta em todos os períodos de fome em massa já registrados é que a mortalidade masculina chega a ser maior que a feminina, mesmo nas populações em que se nota que os homens costumam viver mais que as mulheres.

Como a carestia afeta as comunidades?

A carestia pode ser considerada como a forma mais desastrosa de fome generalizada que existe. Nas áreas afetadas, os milhões de pessoas que precisam de água e comida geralmente precisam se deslocar em busca de recursos. Elas também costumam pular refeições para fazer com que a pouca comida dure mais. Para encontrar mais alimentos, a saída é muitas vezes mendigar.

Além disso, entre a fome e a morte, há quase sempre doenças. A carestia deixa o corpo mais vulnerável a doenças infecciosas, como a malária, pneumonia, sarampo e cólera — que podem se espalhar rapidamente e descontroladamente pelas comunidades. Nesses casos, os mais desnutridos e doentes acabam morrendo e as repercussões da fome são devastadoras para os que sobrevivem — já que deixam seus corpos fragilizados e enfraquecidos por toda a vida.

Como acabar com a carestia?

Uma das maneiras de erradicar a carestia do mundo é antecipar o seu acontecimento. Várias instituições já usam a inovação, tecnologia e presença no campo para identificar, antecipar e principalmente alertar todo o mundo sobre a ameaça da fome severa.

Outra forma é evitar que ela aconteça de fato. Para isso, é preciso trabalhar incessantemente para fornecer alimentos, assistência em dinheiro e nutrição para as pessoas que se encontram em situações de extrema vulnerabilidade.

A promoção de segurança alimentar também é uma ótima aliada na luta contra a carestia. Isso porque as medidas de longo prazo para melhorar esse aspecto incluem o investimento em técnicas agrícolas mais modernas — como irrigação e fertilizantes —, mas também podem incluir o armazenamento mais estratégico de alimentos em cada país.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados