Última modificação em 26 de novembro de 2020

O que é Capital Market Line (CML)?

Capital Market Line (CML) significa Linha do Mercado de Capitais, uma função definida pela distribuição da taxa de retorno de um ativo livre de risco e da taxa de retorno de um portfólio com risco inerente.

Conhecer esse termo é relevante para que o investidor alcance o máximo retorno possível de qualquer ativo, considerando níveis de risco aceitáveis.

Além disso, você sabia que o binômio risco-retorno é a principal referência que mede a qualidade de uma carteira de investimentos? Se não houver um equilíbrio, você pode operar em um risco além do desejado e/ou obter um retorno muito aquém do planejado.

Lembrando que, exemplos de ativos isentos de risco são os títulos do tesouro, valores mobiliários emitidos pelo governo e afins, ao passo que, os de risco, são comumente as ações e títulos de instituições privadas.

Como surgiu a CML?

A definição veio da Teoria das Carteiras de Markowitz, um marco das Finanças Modernas e Teoria Moderna das Carteiras. Ela serve para identificar, entre as diversas proporções de ativos distintos, como cada composição de carteira se comporta em relação ao risco-retorno.

Assim, Markowitz identificou a fronteira eficiente, uma curva que representa as carteiras com o mais alto grau de retorno para um dado grau de risco. Como ampliação desse modelo, surgiu a CML, uma reta que inclui a taxa livre de risco.

O eixo Y da CML é o retorno esperado e o eixo X, o desvio padrão, volatilidade ou nível de risco. A linha reta vai do ativo sem risco até a carteira de mercado de ativos de risco, tangenciando a fronteira eficiente (cujo encontro é o maior Índice de Sharpe). Com ela, é possível tirar algumas conclusões, como a de que a linha do retorno continua crescendo à medida que o risco aumenta.

Logo, a linha cumpre seu papel de ajudar os investidores a decidirem a proporção pela qual os seus fundos são investidos nos diferentes ativos com o menor risco possível — que, na verdade, pode ser representado por uma única carteira presente na CML.

Como calcular minha Capital Market Line?

Se existe uma representação gráfica, também existe uma fórmula para a CML, veja:

Rp = Rf + (Rt- Rf).σp/σt

Onde:

É perceptível que o Retorno do Portfolio é exatamente o retorno esperado da carteira de mercado somado ao Índice de Sharpe multiplicado pelo desvio padrão da carteira com o ativo livre de risco mais carteira de mercado.

Qual é a diferença entre a Capital Market Line e a Security Market Line (SML)?

A SML se trata de uma representação também gráfica do CAPM (Capital Capital Asset Pricing Pricing Model) que é o Modelo de Precificação de Ativos de Capital, responsável pelo cálculo do retorno exigido de ativos arriscados considerando o risco sistemático de mercado.

O eixo das ordenadas é referente ao retorno esperado enquanto o eixo das abscissas representa o nível de risco. Assim, a linha referente ao SML informa o retorno esperado no mercado para cada nível de risco assumido.

Inclusive, no caso da Security Market Line, o risco é medido pelo beta dos ativos — em vez do desvio padrão como acontece na CML. Outra diferença é que a inclinação da SML é definida pelo índice Treynor, enquanto a inclinação na CML é regulada pelo índice de Sharpe.

Termo do dia

ECM – Equity Capital Market

O que é Equity Capital Market (ECM)? O Equity Capital Market (ECM) é um mercado utilizado com a finalidade de buscar recursos para o capital próprio…