Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

CAPEX/LL

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/05/2021 às 14:12 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é CAPEX/LL?

O CAPEX, por si só, é um tipo de ferramenta que analisa quanto uma empresa está investindo em si mesma. O CAPEX/LL representa, especificamente, quanto do lucro líquido da companhia está sendo utilizado para tais investimentos.

Ou seja, esse indicador mostra a capacidade de uma empresa de converter seus lucros em investimento. A sigla deriva do inglês e é uma abreviação para Capital Expendure, que traduzido para o Português significa "Investimentos em Ativos Imobilizados e Intangíveis".

Quando falamos sobre "investir em si mesma", nos referimos aos recursos necessários para manter ou aumentar a capacidade operacional do negócio, como estrutura física do local, maquinários, expansão de unidade, matéria-prima e assim por diante.

É diferente de uma empresa que tira dinheiro do fluxo de caixa para investir em fundos DI, por exemplo. Por mais que também seja uma ação benéfica a si mesma, se trata de um contexto com uma finalidade diferente.

Através do CAPEX/LL, a empresa consegue visualizar qual está sendo a porcentagem do investimento em si mesma, visto que tais dados são demonstrados periodicamente e influenciam nas análises dos gestores da companhia.

Vale esclarecer que o resultado de um CAPEX nunca é, necessariamente, bom ou ruim. Tudo depende do tipo de empresa que está sendo analisada, se é voltada mais para o crescimento ou mais para os dividendos.

Esse indicador nunca deve ser analisado de maneira isolada. Outros dados precisam ser observados, tais como o setor que a companhia opera, quais tem sido os resultados dos últimos meses, como ela está inserida no mercado, se atende oferta e demanda, se atende as exigências públicas e assim por diante.

Onde o CAPEX/LL é encontrado?

O CAPEX/LL pode ser encontrado facilmente na demonstração de fluxo de caixa. Vale esclarecer que nem sempre com a essa denominação, mas pode aparecer com o nome dos próprios investimentos realizados, como "Aquisições de ... " ou Despesas de ... ".

Sua principal finalidade é dar a oportunidade dos gestores visualizarem no papel como andam os investimentos da empresa, e assim, tomarem as melhores decisões a respeito do assunto.

Além do CAPEX/LL, existem outros indicadores?

Além do CAPEX/LL, também existem o CAPEX/FCO e o CAPEX/D&A.

CAPEX/FCO significa, literalmente, CAPEX sobre o Fluxo de Caixa Operacional. Isso significa que os investimentos partem do fluxo de caixa da empresa.

Se essa, por sua vez, investe tudo do que gera de caixa, essa ação representa um alto nível de crescimento, considerado "agressivo" e bastante promissor. Mostra que ela está pegando todo seu lucro e reinvestindo em sua capacidade operacional.

Nesse caso, o CAPEX/FCO indicará um resultado de 100%. Acima disso, os gestores poderão entender que a empresa está investindo acima de suas condições e, provavelmente, se endividando para manter ou expandir os negócios.

Seguindo pela mesma linha de raciocínio, um resultado abaixo de 100% mostra um investimento mais moderado, onde nem todo o fluxo de caixa foi utilizada para uma mesma finalidade.

Já o CAPEX/D&A indica uma comparação entre os investimentos e a depreciação e amortização de alguns recursos da empresa.

Esse segundo tipo de indicador serve para que os gestores saibam que os ativos da empresa estão se desvalorizando periodicamente, e se o CAPEX tem acompanhado o mesmo ritmo, ou não. Caso os resultados estejam próximos, significa que a empresa está repondo praticamente tudo que o que está sendo depreciado.

Um bom exemplo é a frota de veículos de uma transportadora, que precisa passar por uma série de manutenções até o dia que não sirvam mais. Se o CAPEX/D&A apontar um investimento similar a depreciação, indicará que a empresa não está investindo em novos automóveis, mas apenas repondo e mantendo sua capacidade operacional.

O números que representam essa demonstração citada são definido entre quando esse 0,6 e 1. Com resultados acima disso os gestores poderão entender que a empresa está, além de respondo as depreciações, investindo em e colaborando para um alto nível de crescimento do negócio.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre