Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Business

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/11/2020 às 22:17 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que são Business?

Business - ou "negócios" em Português - são empresas de diversos setores da economia administradas por pessoas que utilizam recursos financeiros com a finalidade de oferecer um produto ou serviço às pessoas.

O consumo de produtos e serviços gerados pelos negócios faz com que o capital circule entre várias camadas da sociedade e faça com que a economia se mantenha funcional.

Em suma, business são o que fazem a economia de mercado funcionar através de sua autorregulação.

Assim, se os negócios vão bem para todos os setores, a economia está saudável. Seja essa economia a de um município, estado, país ou até mesmo do mundo. Por outro lado, se qualquer setor de business não tem um bom desempenho, a economia tende a sofrer impactos negativos.

Podemos pensar, por exemplo, nos negócios que dependem diretamente do setor agrícola para entender essa dinâmica. Frequentemente, os períodos de estiagem tornam quase impossível a produção de certos alimentos.

Quando esses alimentos faltam ou demoram a chegar aos supermercados, a tendência é que seu preço aumente e isso pode diminuir o consumo das famílias, que não estavam preparadas para uma alta de preços.

Em alguns casos, a escassez de certos produtos pode gerar ações estatais no sentido de conter o impacto negativo. Mas são sempre os negócios que dão o tom do mercado.

Assim, através da oferta e da demanda, os business vão regulando o mercado e a economia de forma geral.

Quais são os tipos de Business?

Podemos pensar os negócios a partir de setores da economia, de tipo de produtos ou serviços que oferecem e até mesmo de acordo com seu tamanho.

Aqui, vamos pensar neles do ponto de vista dos setores da economia. Se tratando de setores da economia, os negócios podem fazer parte de três: primário, secundário e terciário.

No setor primário se encontram negócios de base, como agricultura, extrativismo, pecuária e mineração. Tudo o que é desenvolvido no setor primário é a matéria-prima que será transformada para ser vendida como bens ao final da cadeia produtiva.

É no setor secundário que vemos a transformação de toda a matéria-prima extraída no setor primário. Aqui se encontra a construção civil e a indústria de transformação, desde a indústria de alimentos até a de aeronaves.

Por fim, no setor terciário se encontram os negócios que irão vender os bens produzidos pela indústria de transformação ou usá-los para oferecer serviços. No terceiro setor estão os comércios de todos os tipos e tamanhos, serviços e transporte.

Cada tipo de business diferente está de algum modo ligado com outro, o que pode gerar impactos positivos e negativos.

Para quem são os Business?

Se perguntar para quem são os negócios ou qual o objetivo deles parece sem sentido, dado que já explicamos o que são os negócios e como eles se relacionam e regulam a economia.

Contudo, esse é um questionamento relevante, pois os conceitos em economia são criados e debatidos por estudiosos da disciplina. Assim, é importante compreender o conceito sob a ótica de quem o conceitua.

Para Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, os negócios são para as pessoas.

Segundo Drucker, um negócio não tem que ser embasado na ideia de lucro, mas na ideia de que só se faz negócios para pessoas que irão consumir bens e serviços.

Do mesmo modo que o objetivo final do business é alcançar pessoas, a gestão dele também é feita por pessoas. A consequência disso é que a economia não é meramente movimentada por forças abstratas da economia, mas por quem rege os negócios.

A economia é movimentada por pessoas, sendo assim, podemos concluir que os negócios existem por elas, para elas e porque as elas os fazem existir.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados