Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

BPS – Basis Points

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/09/2019 às 15:30 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Basis Points (BPS)?

O Basis Points, (em Português pode ser chamado de “pontos-base”), também conhecidos como BP, BPS, Bips ou PB, é uma unidade de medida fundamental para o mercado financeiro. A sua principal funcionalidade é apresentar as variações em pontos percentuais das taxas de indicadores e ativos financeiros.

No geral, então, aponta variações como: mudanças nas taxas de juros, comparações entre diferentes taxas de juros, medida do risco sobre as taxas, índices de ações e o rendimento de títulos de renda fixa de maneira detalhada.

O seu valor é sempre equivalente a 0,01%, sendo a menor parte do ponto percentual, e é tal convenção que permite uma melhor visualização das oscilações do mercado usando o Basis Points.

Para isso, imagine: você está acompanhando um de seus investimentos e vê que sua rentabilidade foi de 7,26% para 7,30%. Sendo assim, em vez de você falar que obteve um aumento de 0,04% em sua aplicação (o que está errado e explicaremos o porquê adiante), você pode dizer que teve aumento de 4 basis points.

A julgar pela sua natureza, há quem considere o Basis Points uma medida universal, já que independentemente do tipo de investimento analisado o seu “peso de medida” se mantém igual e absoluto.

Qual é a importância do Basis Points (BPS) no dia a dia?

Para que você tenha parâmetros da atuação dos Basis Points em meio ao mundo financeiro, separamos o trecho de uma notícia que apresenta essa unidade de medida na prática. Veja:

“A maioria dos analistas da pesquisa Bloomberg vê um corte de 0,25 ponto, mas a precificação na curva de juros é de uma redução de 43,9 pontos percentuais, o que significa que a maioria dos operadores vê a taxa se movendo meio ponto para baixo. Não importa o quão dovish os comentários possam ser, uma movimentação de 25 bps provavelmente levaria os operadores a ver um ciclo de corte de até 150 bps.

O oposto pode acontecer no caso de uma redução de 50 bps. Essa decisão pode levar muitos 'falcões' a jogar a toalha, movimentando não apenas os DIs, mas também impulsionando o Ibovespa”.

Percebe que quando apresentados nessa maneira, os dados se tornam mais fáceis de serem acompanhados, por estarem uniformizados? Não se cita primeiro 0,50% e depois 150 bps.

Ainda assim, o resultado é o mesmo, de modo que o Basis Points se torna essencialmente importante no acompanhamento dos fatos no mercado financeiro, embora não mude as taxas.

Qual é a diferença entre basis points e aumento percentual?

Um ponto importante de se salientar é a diferença que existe entre o uso do basis point e o aumento percentual, quando tratamos de variações de taxas.

Se uma determinada taxa de juros subiu de 10% para 11%, qual é a sua variação? Quando usamos o basis points, a resposta é 100 bps. No entanto, ao trabalharmos o aumento percentual da mesma, veríamos que a variação é de 10% (e não 1%).

Ou seja, a taxa sobe 100 bps e aumenta 10%.

Em uma obra, seria o equivalente a colocar mais um tijolo em um muro que já possui 10. Ao todo, o muro acabaria com 11 tijolos: uma unidade a mais ou, se preferir dizer assim, 10%.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados