Borderô: saiba o que é e como funciona
O que é borderô?
Borderô é um documento, anteriormente apenas físico e, agora, também na versão digital, que organiza as contas a pagar ou a receber de uma empresa — tudo o que for referente a troca de bens e prestação de serviços.
O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de alguns estados, bem como empresas de tecnologia (Totvs, Bluesoft e Dataweb) são exemplos de organizações que utilizam borderôs.
Sabemos que todo método que ajude na organização financeira é bem-vindo e esse é o objetivo desse instrumento.
Como se faz um borderô?
Bordereau vem de bordrel e bort, palavras de origem francesa que significam borda ou margem. Já que o documento se refere às contas de um dia, destinadas a uma mesma conta bancária, dá para entender porque a palavra remete à margem ou recorte, não é mesmo?
O uso dos borderôs gera benefícios operacionais à empresa, principalmente porque o recurso agrupa as contas sob os critérios de a pagar ou a receber em diversos formatos, como duplicatas, captações de cartão de crédito e boletos.
A maior aplicação prática deles ocorre nos sistemas de gestão empresarial. Dessa forma, além de fazer a cobrança, um sistema de emissão de borderô também funciona para tarefas como estas:
- cadastro de clientes, produtos e fornecedores;
- controle de contas a pagar, fluxo de caixa etc.;
- emissão de boletos e notas fiscais;
- controle de estoque;
- contratos;
- relatórios.
Tudo isso é rotina comum das empresas de roupas, acessórios, medicamentos, entre outros. As vendas precisam ser o mais automatizado possível para que o negócio mantenha o ritmo.
As etapas para a criação de um borderô, portanto, vão depender do sistema de gestão adotado — ERP (Enterprise Resource Planning).
Além do borderô, que outras ferramentas são apropriadas para gestão financeira empresarial?
Quem dera se organizar as contas fosse o único desafio do empreendedor, não é? A verdade é que não tem como fugir, é necessário utilizar algumas ferramentas para ter um bom controle do negócio como um todo.
Veja alguns exemplos:
Conciliação bancária
Uma ferramenta de conciliação bancária compara os dados da empresa com as informações de movimentações bancárias, tais como entradas, saídas e saldos.
Em outras palavras, é um pareamento ou alinhamento dos dados para evitar erros e outras dores de cabeça.
Sistema de cobrança
Outro sistema muito útil no mercado de gestão financeira empresarial é o de cobrança.
Não é fácil cobrar as pessoas, além do mais quando são clientes e fica o receio de perdê-los. Mas uma ferramenta de cobrança faz o processo automático, ajuda a reduzir as inadimplências e, claro, contribui com a organização das finanças.
Gerenciamento de notas fiscais
Normalmente, quando não há sistemas envolvidos, um funcionário faz a compra de algum produto interessante para a empresa, outro confere se o pagamento e o produto ou serviço estão corretos, um outro solicita a emissão da nota fiscal e, depois disso tudo, o empresário também deverá ficar ciente.
Com um sistema de gerenciamento, o processo é feito uma única vez, de forma centralizada e mais eficiente para todos os envolvidos.
O que é um borderô para eventos?
Outro significado de borderô é bastante comum no setor de eventos, pois é um relatório sobre as transações financeiras realizadas que ocorreram no evento.
Assim, esse tipo de borderô tem uma finalidade mais estratégica, de análise.
Os patrocinadores podem compreender melhor o rendimento e o que mudar para o próximo evento. Vale a pena incluir no borderô informações como estas:
- método de venda dos ingressos;
- gastos com infraestrutura;
- vendas durante o evento;
- prejuízos decorrentes de imprevistos.
Ou seja, o borderô para eventos não deixa de ser também uma ferramenta de gestão financeira.