termos

BNPL: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/08/2022 às 01:58 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é BNPL?

Você já ouviu por aí a sigla BNPL? Talvez seja menos popular no Brasil, pois ela é uma abreviação para a expressão americana "buy now, pay later".

Em uma tradução livre para o português, temos que BNPL significa "compre agora, pague depois". Ficou bem mais acessível para o nosso cotidiano, não é mesmo?

No entanto, como funciona essa estratégia? Será que os riscos de créditos valem a pena para as empresas? Vamos explorar um pouco mais deste tema no artigo de hoje.

Como funciona o BNPL?

Como a própria tradução da sigla BNPL já nos indica, esse é um tipo de oferta na qual um consumidor pode levar um produto ou serviço, mas pagar apenas em momento posterior.

De forma prática, esse método de pagamento é um formato em que a própria empresa vendedora concede prazo de pagamento ao seu cliente, mas sem depender de um intermediário financeiro — como acontece na compra usando algum tipo de cartão de crédito.

Em outras palavras, portanto, a dinâmica do BNPL permite que o consumidor ganhe fôlego para pagar, mas sem depender da sua condição junto às instituições financeiras.

Essa prática já é bem comum em países desenvolvidos, como acontece nos Estados Unidos ou em boa parte da Europa. No Brasil, embora seja algo mais recente, o "compre agora, pague depois" vem crescendo enquanto estratégia de marketing.

Qual é a importância do BNPL?

Ora, se o "compre agora, pague depois" apenas replica o crédito para o cliente, por que ele se tornou uma estratégia tão atrativa aos consumidores? Isso aconteceu por conta de alguns benefícios do BNPL.

Em primeiro lugar, as empresas vendedoras começaram a perceber que boa parte dos seus abandonos de carrinho aconteciam em função das taxas cobradas — ou então pelo fato do cliente não ter um cartão de crédito, algo especialmente comum entre o público jovem, que ainda está ingressando no mercado de trabalho.

Desta forma, a solução foi assumir o papel da instituição financeira e oferecer diretamente o crédito ao seu consumidor, sem depender de um intermediário ou dos seus custos. Assim, a própria empresa tem total controle do formato de vendas e pode ajudar o seu cliente.

Quais são as vantagens do BNPL?

Além da retirada de uma instituição financeira do processo de venda, o BNPL ainda oferece vantagens importantes para as companhias que adotam a estratégia na hora de vender para o cliente.

Uma delas é a fidelização. Com esse apoio financeiro, o consumidor se sente "abraçado" pela empresa, como se ela estivesse o ajudando a comprar algo que, sem o prazo adicional, não seria possível. A chance de que ele volte para novas visitas é elevada.

Além disso, como adiantamos, o BNPL atua diretamente em desafios na tomada de decisão do cliente. Sem taxas e sem a necessidade de ter um cartão de crédito, o consumidor tem maior facilidade para adquirir o produto.

Por fim, há também o benefício de vender mais. O crédito, afinal, se converte em um estímulo ao consumo. Assim, ao invés de criar barreiras para os clientes, a empresa atua como parceira, gerando resultados em diversas métricas do varejo.

Existe risco no BNPL?

Ainda que seja uma estratégia bem atrativa e com um potencial de crescimento interessante, o BNPL não é a solução de todos os problemas para uma empresa.

Vale destacar que, afinal, a concessão de crédito não elimina o risco de crédito da operação. Isto é, pode acontecer do consumidor não pagar a sua fatura posteriormente.

Ainda assim, existem recursos para mitigar o risco de crédito. O principal deles é uma análise do perfil do cliente, identificando aqueles que possuem um perfil de bons pagadores.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre