Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Base fiscal: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/03/2022 às 11:28 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma base fiscal?

Base Fiscal é o conceito oriundo das Normas Internacionais de Contabilidade que se refere aos valores atribuídos aos passivos ou aos ativos, para fins de registros fiscais. Ainda que seja mais comum a base fiscal de ativo ou passivo, existe também a base fiscal aplicada a outros tipos de valores na ocasião do balanço.

Desta forma, a base fiscal é um valor geral que se dá tanto aos ganhos quanto aos gastos. A base fiscal de ativos se refere à análise e compilação de valores recebidos pela empresa, ou seja, os lucros. A base fiscal de passivos refere-se aos valores gastos, ou seja, aos valores de perda de ganhos da empresa.

Diferenças entre base fiscal de ativos e passivos

Os ativos e passivos financeiros são indicadores que auxiliam na análise de lucro e perdas de uma empresa. Além disso, esses indicadores podem ser usados como ferramentas para possibilitar o pagamento de dívidas ou mesmo ganho de lucros no curto e no longo prazo.

O grau de endividamento de uma empresa em relação ao seu patrimônio também pode ser analisado por meio dos indicadores de ativos e passivos financeiros. Os ativos e passivos também podem ser utilizados na delimitação dos ganhos e gastos.

Desta forma, a base fiscal de ativos financeiros funciona para estipular o valor de base dos investimentos, dos valores que podem apresentar lucro e que geram renda. Por outro lado, os passivos financeiros são os geradores de despesa, aqueles valores que determinam quais são os gastos de uma empresa. Portanto, a base fiscal dos passivos determina o valor geral dos gastos.

Diferenças entre a base fiscal, valor contábil e lucro tributável

Como o próprio nome indica, a base fiscal é o valor sobre o qual os demais valores incidem, ou seja, os chamados efeitos fiscais. Após as adições e deduções da base fiscal, o valor final é o lucro tributável, ou o valor final. Por sua vez, o valor contábil é um conceito proposto pela CFC (Conselho Federal de Contabilidade) para os valores de um ativo ou passivo registrado junto a contabilidade da empresa.

Base de Cálculo

A base de cálculo é o valor sobre o qual os demais são calculados.

Valor contábil

Valor contábil é um conceito que busca definir o valor da somatória dos ativos e passivos de uma empresa. Tudo o que pertence a uma empresa e a faz funcionar, seja os maquinários, os patrimônios tangíveis e intangíveis ou os insumos, todos são parte da somatória que compõe o valor contábil.

A cada ano é feito o relatório com os valores originais de cada um desses componentes. Desta forma, para calcular o valor contábil, é necessário manter a atualização dos dados fazendo as contas de valor de depreciação, exaustão acumulada ou amortização. Ao fim do ano ou do período estipulado, o valor contábil é feito a partir desses dados.

Lucro tributável

Conhecido também como prejuízo fiscal, o lucro tributável é o valor devido ao IR (Imposto de Renda). Quando a empresa faz os cálculos de todos os seus ganhos e gastos, é preciso fazer as deduções necessárias para chegar ao valor devido ao governo por determinado período.

O cálculo do lucro tributável é feito em períodos podendo ser cálculos trimestrais, semestrais ou anuais. Nestes cálculos devem ser analisados todos os tipos de custos, despesas ou quaisquer valores que fazem parte da administração financeira da empresa.

A base de cálculo é uma forma de fazer o cálculo geral tanto dos ganhos quanto dos gastos de uma empresa, analisando os ativos e passivos, além de estipular também o lucro tributário.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!