Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bank International Code – BIC

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/06/2020 às 16:31 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Bank International Code - BIC?

Bank International Code - BIC, ou Código Internacional Bancário, é um código universal único usado para identificar uma instituição bancária de qualquer país do mundo e, assim, facilitar transações internacionais.

Entendendo o Bank International Code - BIC

O código BIC, que também é chamado de código SWIFT, é um código que permite identificar uma certa instituição bancária internacionalmente. Ele não pode ser confundido com o código do banco que é usado nacionalmente, e que varia muito de um país para o outro, tornando-o inútil em transações internacionais. 

É composto por uma combinação de oito a onze caracteres, entre letras e números. A combinação não é aleatória; ela segue uma lógica. 

Os primeiros quatro caracteres são letras que representam a instituição; depois, duas letras que representam o país; então, números e letras que representam a localidade e a agência específica do banco em questão. 

É nessa última parte que a quantidade de caracteres no código BIC varia; em alguns países, são apenas dois dígitos, enquanto em outros pode chegar a cinco. No Brasil, são cinco dígitos: duas letras para o estado e três números para a agência.

Como o Bank International Code foi criado?

O BIC foi criado por meio da norma ISO 9362, o que faz dele um código aprovado pela Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization - ISO). 

A norma determinou que a SWIFT - Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, ou Sociedade para a Telecomunicação Financeira Interbancária Mundial seja a autoridade para o registro do código, motivo pelo qual ele também é chamado de código SWIFT.

Como o Bank International Code é usado?

Para entender como o BIC é usado, vamos usar um exemplo. Digamos que Pedro é um programador brasileiro; ele fecha um contrato para trabalhar com John, um empreendedor da África do Sul, no desenvolvimento de um aplicativo.

O projeto chega ao fim e é hora do pagamento. John precisa transferir o dinheiro da sua conta no First National Bank para a conta de Pedro no Banco do Brasil. O problema é que o Banco do Brasil não tem um código nacional na África do Sul, pois não opera nesse país.

Então, para que seja possível efetuar a transferência, Pedro deve informar o BIC do Banco do Brasil a John, que usará esse código internacional para realizar a remessa internacional do valor.

Como descobrir o Bank International Code de um banco?

Se um cliente deseja fazer uma transferência internacional e precisa descobrir o BIC de um banco, a primeira alternativa é entrar em contato com a agência bancária que será utilizada na transação e solicitar diretamente essa informação.

Quem ainda usa cheques também pode encontrar o código impresso no talão ou na folha de cheques. Quem não usa, pode encontrá-lo no extrato bancário.

Uma outra alternativa é utilizar uma das bases de dados disponíveis na internet. A TransferWise, fintech especializada em transferência internacional, por exemplo, conta com uma página onde é possível pesquisar o código de vários bancos e agências. Basta informar o país, cidade e nome do banco. A busca retorna uma lista com todas as agências daquele banco na cidade indicada e o BIC de cada uma.

Todas as agências têm um BIC específico?

Um único banco pode ter duas, cinco, dez agências na mesma cidade. Considerando todo o país, são centenas, se não milhares, de agências. Por isso, é normal que as pessoas tenham a seguinte dúvida: todas essas agências terão um Bank International Code específico?

A resposta é não. Nem todas as agências de um banco terão um BIC específico. Por isso, quando os clientes precisam realizar uma transferência envolvendo uma agência que não tem seu próprio BIC, o procedimento adequado é utilizar o código da sede do banco.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados