termos

Bank International Code – BIC

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/06/2020 às 13:31 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Bank International Code - BIC?

Bank International Code - BIC, ou Código Internacional Bancário, é um código universal único usado para identificar uma instituição bancária de qualquer país do mundo e, assim, facilitar transações internacionais.

Entendendo o Bank International Code - BIC

O código BIC, que também é chamado de código SWIFT, é um código que permite identificar uma certa instituição bancária internacionalmente. Ele não pode ser confundido com o código do banco que é usado nacionalmente, e que varia muito de um país para o outro, tornando-o inútil em transações internacionais.?

É composto por uma combinação de oito a onze caracteres, entre letras e números. A combinação não é aleatória; ela segue uma lógica.?

Os primeiros quatro caracteres são letras que representam a instituição; depois, duas letras que representam o país; então, números e letras que representam a localidade e a agência específica do banco em questão.?

É nessa última parte que a quantidade de caracteres no código BIC varia; em alguns países, são apenas dois dígitos, enquanto em outros pode chegar a cinco. No Brasil, são cinco dígitos: duas letras para o estado e três números para a agência.

Como o Bank International Code foi criado?

O BIC foi criado por meio da norma ISO 9362, o que faz dele um código aprovado pela Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization - ISO).?

A norma determinou que a SWIFT - Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, ou Sociedade para a Telecomunicação Financeira Interbancária Mundial seja a autoridade para o registro do código, motivo pelo qual ele também é chamado de código SWIFT.

Como o Bank International Code é usado?

Para entender como o BIC é usado, vamos usar um exemplo. Digamos que Pedro é um programador brasileiro; ele fecha um contrato para trabalhar com John, um empreendedor da África do Sul, no desenvolvimento de um aplicativo.

O projeto chega ao fim e é hora do pagamento. John precisa transferir o dinheiro da sua conta no First National Bank para a conta de Pedro no Banco do Brasil. O problema é que o Banco do Brasil não tem um código nacional na África do Sul, pois não opera nesse país.

Então, para que seja possível?efetuar a transferência, Pedro deve informar o BIC do Banco do Brasil a John, que?usará esse código internacional para realizar a remessa internacional do valor.

Como descobrir o Bank International Code de um banco?

Se um cliente deseja fazer uma transferência internacional e precisa descobrir o BIC de um banco, a primeira alternativa é entrar em contato com a agência bancária que será utilizada na transação e solicitar diretamente essa informação.

Quem ainda usa cheques também pode encontrar o código impresso no talão ou na folha de cheques. Quem não usa, pode encontrá-lo no extrato bancário.

Uma outra alternativa é utilizar uma das bases de dados disponíveis na internet. A TransferWise, fintech especializada em transferência internacional, por exemplo, conta com uma página onde é possível pesquisar o código de vários bancos e agências. Basta informar o país, cidade e nome do banco. A busca retorna uma lista com todas as agências daquele banco na cidade indicada e o BIC de cada uma.

Todas as agências têm um BIC específico?

Um único banco pode ter duas, cinco, dez agências na mesma cidade. Considerando todo o país, são centenas, se não milhares, de agências. Por isso, é normal que as pessoas tenham a seguinte dúvida: todas essas agências terão um Bank International Code específico?

A resposta é não. Nem todas as agências de um banco terão um BIC específico. Por isso, quando os clientes precisam realizar uma transferência envolvendo uma agência que não tem seu próprio BIC, o procedimento adequado é utilizar o código da sede do banco.

Sobre o autor
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre
Flávio Augusto da Silva

Flávio Augusto da Silva

Quem é Flávio Augusto da Silva? Flávio Augusto da Silva é o fundador de uma das maiores redes de ensino do Brasil, a Wise Up. Além disso,...

  CONTINUAR LENDO