termos

BANI (mundo)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/07/2021 às 17:16 - Atualizado 6 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é BANI?

O BANI é um conceito criado pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio para resumir a composição e a organização do mundo. A sigla é uma abreviação para Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible — "frágil, ansioso, não linear e incompreensível", em tradução livre para o português.

A ideia do conceito se resume a tentar explicar o comportamento global em poucas palavras. Como você mesmo pode concluir, a pandemia acelerou esse processo de transformação pela nova forma de relacionamento entre as pessoas.

Com o distanciamento social, empresas e pessoas precisaram se reinventar. A transformação digital, um processo natural em tempos de tecnologia, foi acelerada em alguns anos. E esse é apenas um dos efeitos abordados pelo BANI.

Como funciona o mundo BANI?

A sigla BANI também trata de explicar a dinâmica do conceito apresentado pelo BANI. A ideia é que cada elemento da sua composição (isto é, cada sigla) representa uma característica global.

Vamos entender um pouco mais sobre essa abordagem do mundo a partir de agora.

Brittle (frágil)

A primeira defesa da teoria de um mundo BANI está na fragilidade do ambiente. E isso vale para tudo: política, econômica, crenças...

Tudo começou na explosão da pandemia, embora fosse perceptível um dinamismo das relações no ambiente contemporâneo. Perceber que um vírus, em uma situação isolada na China, foi capaz de afetar todo o planeta despertou atenção para este ponto.

A verdade é que, atualmente, tudo muda muito rápido. Um erro básico pode custar o futuro de uma empresa. Uma frase mal colocada encerra um relacionamento. E isso é apenas reflexo da fragilidade do mundo.

Anxious (ansioso)

O segundo ponto do mundo BANI é reflexo direto do primeiro: a ansiedade. Não que seja exatamente uma novidade, pois sabemos como essa ânsia de resolver questões vem desencadeando, há algum tempo, uma série de problemas de saúde — o aumento de casos de depressão é um exemplo.

No entanto, em um contexto em que existe tanta fragilidade e as coisas mudam rápido, é natural querer aproveitar o tempo para usufruir de oportunidades. E isso, consequentemente, leva a um aumento de ansiedade.

Nonlinear (não linear)

O terceiro aspecto do mundo BANI é a não linearidade. Ora, se há tanta fragilidade e as coisas mudam rapidamente, há pouco espaço para planejamento e previsão dos acontecimentos.

Veja, não há defesa de jogar tudo para o alto e agir sem qualquer plano de ação. O que o conceito traz é uma abordagem de que se prender apenas ao que foi projetado pode ser um erro grave. O cenário pode ter se modificado por completo.

Incomprehensible (incompreensível)

Por fim, o último pilar do mundo BANI está na dificuldade de analisar informações. Hoje em dia, elas são muitas e geradas a todo o momento. Apenas na internet, as fontes de dados se multiplicam.

Esse volume de informação pode parecer atrativo em um primeiro momento, mas torna mais difícil de encontrar respostas. Afinal, qual seria a fonte com a verdade sobre o tema? É desafiador trazer respostas definitivas, o que oferece um mundo mais difícil de compreender.

Mundo BANI vs. VUCA: qual é a diferença?

O mundo BANI é, na prática, uma atualização de um outro conceito sobre o nosso planeta: o VUCA. Originalmente, a sigla representava?Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous — "Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo" em tradução livre.

A ideia do conceito VUCA era a mesma que vimos para o mundo BANI: uma tentativa de explicar o contexto global. No entanto, a pandemia trouxe um novo cenário, que exigiu também uma revisão dessa abordagem. Desta forma, podemos dizer que o BANI é uma evolução do VUCA.

Sobre o autor
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Setor secundário (empresas)

Setor secundário (empresas)

O que é setor secundário? Na economia brasileira, o setor secundário corresponde às empresas e companhias responsáveis por converter uma matéria-prima em produtos. O caso mais...

  CONTINUAR LENDO