Austin Rating
O que é Austin Rating?
A Austin Rating é uma instituição brasileira especializada em classificar riscos de crédito.
Ao falarmos em risco de crédito, estamos nos referindo aquela avaliação feita antes que um empréstimo ou qualquer coisa do tipo seja concedido a alguém, a fim de saber se a pessoa ou empresa tem condição de arcar com a dívida adquirida, ou não.
A Austin Rating foi a primeira companhia nacional a prestar esse tipo de serviço! Além de ser pioneira no setor, também desenvolveu metodologias próprias, baseadas em padrões internacionais e as variações do mercado financeiro como um todo.
A empresa já atua na área por, aproximadamente, 34 anos. Logo, podemos ter uma noção de quão experiente e influente a instituição é, principalmente pelo fato de ter tido a oportunidade de acompanhar e até vivenciar diversos períodos de crises - tanto nacionais, quanto internacionais.
Atualmente, a Austin Rating conta com duas sedes em São Paulo - Itaim Bibi e Alphaville - e uma no Rio de Janeiro, no Centro.
Quem é responsável pela Austin Rating?
Em primeiro lugar, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A CVM é considerada uma autarquia, ou seja, instituição pública vinculada diretamente ao governo, mas que mesmo assim possui total controle sobre seu patrimônio e tem a administração independente de qualquer poder político-partidário.
Foi criada em 1976 e decretada pela Lei Nº 6.385/76, tendo em vista 8 objetivos principais:
I - estimular a formação de poupanças e a sua aplicação em valores mobiliários;
II - promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações, e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social de companhias abertas sob controle de capitais privados nacionais;
III - assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados da bolsa e de balcão;
IV - proteger os titulares de valores mobiliários e os investidores do mercado contra emissões irregulares de valores mobiliários e atos ilegais de administradores;
V - evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço dos valores mobiliários negociados no mercado;
VI - assegurar o acesso do público a informações sobre os valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido;
VII - assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários;
VIII - assegurar a observância no mercado, das condições de utilização de crédito fixadas pelo Conselho Monetário Nacional.
Em dezembro de 2012, a CVM - por meio de um Ato Declaratório (documento comprobatório) - autorizou o exercício das atividade da Austin Rating. Tal Ato foi registrado sob o número 12.735.
Além disso, se tratando da empresa em si, a equipe interna da Austin Rating é composta pelos seguintes nomes:
- Luis Miguel Santacreu - Instituições Financeiras, Gestores de Recursos, Finanças Estruturadas, Governança Corporativa e Soberanos e Subnacionais;
- Pablo Mantovani - Instituições Financeiras, Gestores de Recursos, Finanças Estruturadas e Governança Corporativa;
- Jorge Alves - Instituições Financeiras, Finanças Estruturadas e Governança Corporativa.
- Alex Agostini - Soberanos e Subnacionais;
- Tadeu Resca - Finanças Estruturadas, Instituições Financeiras e Corporativos;
- André Messa - Finanças Estruturadas e Corporativos;
- Leonardo dos Santos - Finanças Estruturadas, Corporativos, Gestores de Recursos, Soberanos e Subnacionais;
- Maurício Carvalho - Finanças Estruturadas e Corporativos;
- Thamires Souza - Finanças Estruturadas e Corporativos;
- Yasmin Torres - Finanças Estruturadas e Corporativos;
- Wellington Ramos - Finanças Estruturadas e Corporativos;
- Mara Périco - Base de Dados de Fundos.
Por que agências classificadoras de risco, como a Austin Rating, são importantes?
Conforme falado anteriormente, a classificação de risco permite saber se a pessoa ou empresa que solicita uma empréstimo é capaz, ou não, de arcar com a dívida posteriormente.
Essa análise faz com que os bancos liberem capital apenas para aqueles que aparentemente terão condições de fazer o pagamento dentro do prazo estabelecido.
Através da classificação de risco honestas, muitas crises econômicas podem ser evitadas!